Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Zapp: dura pouco, mas vira lembrança eterna

Zapp é daquelas bandas que chegam devagar, conquista espaço e fica na memória dos fãs. Foi na década de 1980, que ela surgiu, formada pelos irmãos Troutman, Roger, Larry, Lester e Terry, cujo apelido batizou o grupo. Começaram abrindo shows para Prince, Commodores, Barkay´s , P-Funk e Cameo.
Eles foram criativos ao usar o talk box (aparelho utilizado para dar efeito similar à voz em instrumentos musicais). A fonte de inspiração da banda eram os grupos Ohio Players e Parliament, de onde surgiu o funk dinamite de George Clinton.
Por causa da boa qualidade do som, a banda Zapp logo chegou às paradas de sucesso, principalmente nos bailes, em virtude de suas baladas. Em 1982, o segundo álbum "Zapp II" repetiu o êxito do primeiro em 1980.
Em 1983, eles lançaram o "Zapp III". Pegaram bem nos bailes as faixas " I Can´t Make You Dance" e "Heartbreaker". Dois anos depois, a banda investe pesado no talk box na faixa "Computer Love". O resultado apareceu na maioria das rádios FMs, cuja música sempre surgia entre as mais pedidas.
Nesta pegada, o grupo continuou na estrada. Em 1987 voltaram a emplacar outro hit: "I Want To Be Your Man", do terceiro álbum solo de Roger "Unlimited".
Antes de o grupo se separar, eles vieram para shows em São Paulo, em 1985 e 1988, quando apresentaram-se nos ginásios do Corinthians e Palmeiras no mesmo sábado.
Como acontece com vários artistas norte-americanos, a banda Zapp ficou assustada  quando subiu ao palco do Palmeiras para cantar para mais de 16 mil pessoas. Despejaram seus maiores sucessos, porém a balada "Be Alright" surpreendeu: por causa do refrão "Be Alright", os músicos não acreditavam ao ouvir aquele imenso coral.
Tudo  funcionou bem para o grupo até Larry, responsável pela percussão, brigar com o seu irmão Roger, líder e vocalista principal da banda. Larry teria atirado em Roger e depois suicidou-se. O restante do conjunto tentou continuar o trabalho, mas sem o talento de Roger a tarefa ficou difícil. Permaneceram as lembranças e os grandes sucessos da banda e de sua passagem por São Paulo em dois shows maravilhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário