Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A dama da soul music em Miami

Betty Wright é especialista em baladas para animar bailes, daquelas com mais de 5 minutos. Para sobrar tempo para uma conversa junto ao ouvido da menina. "Tonight is Tonight", de 1978, foi o estouro. A letra conta a história de uma conquista amorosa. Na época algumas pessoas confundiam Betty com Natalie Cole. Mas o tempo desfez as dúvidas. 
Na década de 1980 emplacou outro hit: "No Pain, (No Gain)". Veio ao Brasil, apresentou-se no ginásio do Palmeiras e levou grande público ao seu show.
Porém, a história de Betty Wright começa em 1965, quando com 12 anos descobriu o soulman George McCrae. Passou a se envolver cada vez mais com showbizz. Três anos depois, aos 15, consegue gravar seu primeiro álbum "My First Time Around" emplacando seu primeiro hit:" Girls Can´t do What The Guys Do".
Os anos 70 foram generosos para ela. Em 1972 estourou nas paradas com "Clean up Woman", onde o destaque foram os riffs de guitarra e os vocais. Dois anos depois ganhou um Grammy de melhor canção com o hit "Where is The Love". Em 1975 continua nas paradas com o álbum "Danger High Voltage". O ano de 1978 também foi excelente. Nem ela mesma imaginava que ao gravar a música "Tonight is Tonight", inspirada numa experiência pessoal, aumentaria sua presença nas paradas de sucesso.
Conhecida como a dama da soul music de Miami, nos Estados Unidos, onde nasceu e continua morando, em  1981 ela gravou  com Stevie Wonder o hit "What is The Love". Na década de 1990, Betty Wright  abriu sua própria gravadora e passou a assessorar vários cantores, entre eles Jimmy Cliff, Gloria Estefan, David Byrne, Millie Jackson, Jennifer Lopez, Johnny Mathis e a grande revelação britânica Joss Stone.
Ao contrário de outras cantoras que não souberam administrar as finanças, caso de Whitney Houston, Betty Wright continua atenta ao mercado musical, sempre em busca de novos talentos, principalmente aqueles afinados às raízes da soul music. O restante ela se encarrega, pois acabou se cercando de bons músicos e engenheiros de som, capazes de transformar uma letra ingênua e melodia fraca num grande sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário