Marvin Gaye foi uma das vozes de ouro da soul music. Iniciou sua carreira em 1961, compondo letras água com açúcar, como era o esquema de sua gravadora, a Motown. Porém, ele mudou de ideia, quando ouviu os relatos de seu irmão Frankie, sobre os horrores praticados pelo Exército dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. A pá de cal foi o massacre da aldeia de My Lai, em 16 de março de 1968, quando os soldados norte-americanos mataram a sangue frio 504 civis vietnamitas.
Desta conversa, Marvin Gaye teve inspiração para fazer uma de suas músicas mais belas, que depois tornou-se hino contra a Guerra do Vietnã, que tirou a vida de aproximadamente 60 mil soldados norte-americanos (a maioria pobres) e de 1 milhão de vietnamitas. Alguns trechos de What´s Going On? (O que está acontecendo?) mostram que ele não errou o alvo: ".. O que está acontecendo?/ me diga/ pessoas morrendo/pessoas chorando/ Deus nos ajude..../ mãe, mãe há muitas de vocês chorando/ irmão, irmão, irmão há muitos de vocês morrendo/...guerra não é a resposta/ pois só o amor pode dominar o ódio/ nós precisamos dar um jeito/ de trazer um pouco de amor agora... Descontadas as proporções, essa letra tem o mesmo efeito de outra obra-prima, composta e gravada por Geraldo Vandré, em 1968, "Pra não dizer que não falei das flores"
Logo, What´s Going On? virou hino de parte da população norte-americana contrária à Guerra do Vietnã. Por um motivo simples: ter 18 anos, de 1963 a 1975, nos Estados Unidos, significava servir às Forças Armadas nesta batalha. Quem conseguia sobreviver um ano, voltava; talvez dependente de heroína ou cocaína, ou então mutilado ou morto.
Este álbum gravado por Marvin Gaye vendeu 3 milhões de cópias na época e What´s Going On? mudou sua carreira, quando passou a compor músicas mais engajadas. "Mercy, Mercy Me (The ecology"), também parte deste disco, falava, em 1971, do respeito ao meio ambiente. Quarenta anos atrás Marvin Gaye já antecipava a poluição que as pessoas enfrentam hoje: " Onde está todo o céu azul?/veneno é o vento que sopra do norte, do sul e do leste/ por favor, misericórdia, Pai...
Neste mesmo disco, ele acrescenta letras falando de pobreza nas ruas, onde as pessoas precisam comer lixo para continuar vegetando. Também não se esquece de gravar outra faixa, falando da corrupção policial nos Estados Unidos. A rica trajetória musical de Marvin Gaye terminou tragicamente em 1º de abril de 1984, véspera de seu aniversário de 45 anos, quando foi assassinado pelo próprio pai, em Los Angeles , Califórnia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário