Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Chic: o retrato fiel da discoteque

Quem curtiu a febre da discoteque na década de 1970 não esquece da energia da banda Chic. Emplacaram vários hits: " Dance, Dance", "Everybody Dance", "Good Times" e "Le Freak". Os cabeças do grupo eram o guitarrista Nile Rodgers e o contrabaixista Bernard Edwards. A entrada da vocalista Norman Jean, em 1977, sete anos depois de sua criação, colocou a Chic nas paradas. A faixa "Dance,Dance" estourou nas pistas de dança de todo o mundo, rendendo um disco de ouro. 
Norma logo saiu, sendo substituída por Alfa Anderson. Em 1978, eles gravam o álbum "C´est Chic" e ganham o disco duplo de platina. Os destaques foram as canções "I Want Your Love" e a balançante "Le Freak", considerado por muitos o maior sucesso da banda, com 7 milhões de cópias vendidas. 
O vento do sucesso continuou soprando em 1979, quando explodiram nas paradas com um funk mesclado com batida de discoteque: " Good Times". Esse hit serviu de fundo para o grupo de RAP Sugarhill Gang  lançar o seu primeiro álbum. No Brasil ficou conhecido como "melô do tagarela", pois a letra falava dos feitos de um grupo de jovem nas ruas de Nova York. Até o piano Rhodes da banda Chic teve o som copiado pela Sugarhill Gang. O esforço não valeu muito, pois logo desapareceram do circuito.
Com a banda Chic, o êxito prosseguiu. Antes do final da década de 1970, transformaram em sucesso os hits "My Feet Keep Dancing" e "My Forbidden". Mesmo no comando do conjunto, Nile Rodgers e Bernard Edwards começaram a produzir outros artistas. Entraram na fila as meninas do Sister Sledge, Sheila B. Devotion, Madonna, David Bowie e Diana Ross. À dupla Nile e Bernard, Madonna deve os hits "Holiday", "Into to The Groove", "Like a Virgin". David Bowie vendeu milhões de cópias com a composição "Let´s Dance", tudo com o dedo produtor de Nile e Bernard. Já Diana Ross voltou às paradas com "Upside Down" e "I´m coming Out". 
Em 1985, a banda deu um tempo. No ano seguinte retornaram. Sete anos depois lançaram o single "Chic Mystique". Fez sucesso. Resolveram excursionar pelo mundo. Numa turnê pelo Japão entre 1996 e 1997 perderam Bernard Edwards, que morreu de repente. 
O grupo continua em atividade. Nile Rodgers tem um selo de produção musical para videogames, o "Sumthing Else Music Works", além de produzir outros artistas. Para quem gosta de tocar guitarra, é uma verdadeira aula ouvir Nile, principalmente por causa de sua batida, que virou marca registrada na black music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário