Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

domingo, 22 de maio de 2011

Novelas com trilhas sonoras inesquecíveis





Durante as décadas de 1970 e 1980, as novelas da Globo tinham excelentes trilhas sonoras, tanto nacional quanto internacional. Exemplo disso é a primeira versão de "Anjo Mau", em 1976. Um dos hits da trama era "Meu Mundo e Nada Mais", de Guilherme Arantes e "O Que é Amar", de Johnny Alf, um dos precursores da bossa nova. Faziam parte da trilha, também, "She´s My Girl", de Morris Albert, "This Time I´ll be Sweeter", um dos maiores sucessos de Linda Lewis, até hoje na programação das boas rádios FMs. Completava o time, a balada "Cry to Me", de Loleatta Holloway.
Em 1978, "Pecado Rasgado", trazia Ney Matogrosso no tema de abertura cantando "Não Existe Pecado ao Sul do Equador". Também apresentava a balançate "You and I", de Rick James. A mesma fórmula se repetiu em Marron Glacê", de 1979. O destaque musical da trama foi "Casinha Branca", de Gilson, anos mais tarde regravada em inglês por Jim Capaldi e em ritmo de samba por Neguinho da Beija-Flor.
As novelas das oito seguiam o mesmo caminho. "O Astro", de 1977, com o ator Francisco Cuoco no papel principal, trouxe a voz de Emilio Santiago na excelente "Nega", que entrou no seu repertório. Trazia o samba "Saco de Feijão", na voz de Beth Carvalho, uma forte crítica aos salários pagos na época. João Bosco cantava o tema de abertura "Bijuterias", em ritmo de bolero. As faixas internacionais destacavam "Easy", dos Commodores, "We´re All Alone", de Rita Coolidge, e "Only The Stronge Survive", com Billy Paul.
"Pai Herói", em 1979, tinha na sua trilha sonora "Explode Coração", na interpretação de Maria Bethânia, e o tema de abertura "Pai", ajudou definitivamente a decolar a carreira de cantor de Fabio Jr. A música internacional era "Sharing The Night Together", do grupo norte-americano de pop country Doctor Hook, já extinto. Esse hit estourou nas rádios FMs brasileiras.
No ano seguinte, "Coração Alado" reuniu vários temas bonitos. Começava com a música de abertura na voz de Fagner, "Noturno", que ajudou o cantor a entrar nas paradas populares. Outro destaque foi "Meu Bem Querer", na voz de Djavan. A parte internacional trouxe "I´m So Glad Tha I´m a Woman", com a orquestra de Barry White, Love Unlimited, "Rescue Me", na voz das duas meninas do grupo A Taste of Honey, "Sailing", de Cristopher Cross, "Shine On", de L.T.D.
Em 1972, uma das músicas que a Globo acertou em cheio ao colocar na trilha sonora de "Selva de Pedra", foi "Rock and Roll Lullaby", cantada por B.J.Thomas. Virou um de seus grandes sucessos no Brasil, deixando em segundo plano "Raindrops Keep Fallin´on My Head, ganhador de um Oscar, em 1969, no filme  "But Cassidy and The Sundace Kid".

Nenhum comentário:

Postar um comentário