Durante as décadas de 1970 e 1980, as novelas da Globo tinham excelentes trilhas sonoras, tanto nacional quanto internacional. Exemplo disso é a primeira versão de "Anjo Mau", em 1976. Um dos hits da trama era "Meu Mundo e Nada Mais", de Guilherme Arantes e "O Que é Amar", de Johnny Alf, um dos precursores da bossa nova. Faziam parte da trilha, também, "She´s My Girl", de Morris Albert, "This Time I´ll be Sweeter", um dos maiores sucessos de Linda Lewis, até hoje na programação das boas rádios FMs. Completava o time, a balada "Cry to Me", de Loleatta Holloway.
Em 1978, "Pecado Rasgado", trazia Ney Matogrosso no tema de abertura cantando "Não Existe Pecado ao Sul do Equador". Também apresentava a balançate "You and I", de Rick James. A mesma fórmula se repetiu em Marron Glacê", de 1979. O destaque musical da trama foi "Casinha Branca", de Gilson, anos mais tarde regravada em inglês por Jim Capaldi e em ritmo de samba por Neguinho da Beija-Flor.
As novelas das oito seguiam o mesmo caminho. "O Astro", de 1977, com o ator Francisco Cuoco no papel principal, trouxe a voz de Emilio Santiago na excelente "Nega", que entrou no seu repertório. Trazia o samba "Saco de Feijão", na voz de Beth Carvalho, uma forte crítica aos salários pagos na época. João Bosco cantava o tema de abertura "Bijuterias", em ritmo de bolero. As faixas internacionais destacavam "Easy", dos Commodores, "We´re All Alone", de Rita Coolidge, e "Only The Stronge Survive", com Billy Paul.
"Pai Herói", em 1979, tinha na sua trilha sonora "Explode Coração", na interpretação de Maria Bethânia, e o tema de abertura "Pai", ajudou definitivamente a decolar a carreira de cantor de Fabio Jr. A música internacional era "Sharing The Night Together", do grupo norte-americano de pop country Doctor Hook, já extinto. Esse hit estourou nas rádios FMs brasileiras.
No ano seguinte, "Coração Alado" reuniu vários temas bonitos. Começava com a música de abertura na voz de Fagner, "Noturno", que ajudou o cantor a entrar nas paradas populares. Outro destaque foi "Meu Bem Querer", na voz de Djavan. A parte internacional trouxe "I´m So Glad Tha I´m a Woman", com a orquestra de Barry White, Love Unlimited, "Rescue Me", na voz das duas meninas do grupo A Taste of Honey, "Sailing", de Cristopher Cross, "Shine On", de L.T.D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário