Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 31 de maio de 2011

A voz chamada Aretha Franklin

Aretha Franklin é o ícone da música. Canta gospel, soul e R&B (blues de rua). Nascida em Memphis, criada em Detroit, ela foi a primeira mulher a fazer parte do Hall da Fama do Rock and Roll. Consegue ter livre trânsito, também, pelo jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera.
Ou seja, é uma cantora completa. Para justificar seu potencial, participou da posse do presidente Barack Obama, cantando um blues da década de 1960, época da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
Aretha começou a cantar ainda criança, na igreja onde seu pai trabalhava. Aos 14 anos gravou pela primeira vez a música gospel. Quatro anos depois muda-se para Nova York, onde fecha contrato com a gravadora Columbia Records. Logo sua bela voz passou a impressionar  a todos, apesar de ignorar o estilo pop.
Seis anos depois entrou na gravadora Atlantic. Ali conheceu a essência do sucesso. Pelas mãos do produtor Jerry Wexler passou a cantar soul e R&B (blues de rua).
O mercado norte-americano conheceu o verdadeiro potencial dela quando lançou "I Never Loved a Man (The Way I Love You)". Montou uma banda de músicos profissionais e tornou-se símbolo da música negra no mundo.
Emplacou vários hits nas paradas, entre eles "Respect" (ganhador de dois Grammy), "Baby I Love You", "Chain of Fools", entre outros.
No começo da década de 1970 continuou andando com o sucesso. Regravou o clássico "Bridge Over Trouble Water", "Don´t Play That Song" e "Spanish Harlem". Nessa época deu outra roupagem para "Let it Be" uma das grandes composições dos Beatles.
Em 1980 trabalhou no filme "The Blues Brothers", que no Brasil ficou conhecido como "Os Irmãos Cara de Pau". Fez sucesso, principalmente quando aparece cantando ao lado de outras feras, como James Brown, Eric Clapton, B.B. King entre outros.
Aretha aproveitou para sair da Atlantic e entrar na Arista Records. Continuou nas paradas com o hit "What a Fool Believes".
O ano de 1981 marcou a bela interpretação, ao lado de George Benson. Desta vez, a obra escolhida foi "Love All The Hurt Away". Fez sucesso nos bailes e nas rádios FMs. Para continuar no topo das paradas, trouxe os produtores Luther Vandross e Marcus Miller. Lançaram os discos "Jump to It" e "Get it Right", de 1982 e 1983, respectivamente.
O álbum "Who´s Zoomin´ Who?", gravado em 1985, produção de Narada Michael Walden a fez a maior cantora de sucesso pelo selo Arista. É desse disco o célebre dueto com George Michael, no hit " I Knew You Were Waiting (For Me)". Foi quando conseguiu entrar, em 1987, no Hall da Fama do Rock.
No ano seguinte perdeu dois irmãos e seu empresário. Teve forças e voltou ao estúdio. Em 1993 participou da trilha sonora do filme "Falando de Amor". Dois anos depois ganhou o prêmio especial no Grammy "Lifetime Achievement".
O ano de 2000 marcou sua segunda participação na nova versão do filme "Os Irmãos Cara de Pau". Para a trilha sonora apresentou o clássico "Respect". Antes, em 1998, substituiu Luciano Pavarotti na cerimônia do Grammy 98. Ela cantou um trecho da ópera "Nessun Dorma". Agradou a todos.
Em 2001, ao lado de Janet Jackson, Mary J. Blige, Jill Scott e Backstreet Boys grava o álbum "Divas Live". No ano de 2003 ganha outro Grammy (17°) na categoria R&B, com o disco "So Damn Happy". Em 2009 participou da posse de Barack Obama cantando um clássico do ínicio da década de 1960, lembrando da luta dos direitos civis nos Estados Unidos, quando os negros não podiam votar, nem ser votados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário