Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cantores de um só sucesso




Quase na metade da década de 1970, um vendedor de sorvete, na Praia de Copacabana , Rio de Janeiro, atraia a freguesia com versos estranhos: "Aonde a vaca vai/ o boi vai atrás/aonde a vaca vai/o boi vai atrás/ eu não vou na tua casa/pra você não ir na minha/ você tem a boca grande/vai comer minha galinha"...Era João da Praia. Logo gravou um compacto simples (era um disco pequeno com uma faixa de cada lado) e estourou em todo o Brasil, onde se apresentava tocando violão, que tinha uma corda só. Sumiu tão rápido como apareceu. Nem no youtube.com você acha um vídeo seu.
Em 1969, a dupla francesa Jane Birkin e Serge Gainsbourg gravou a melosa e sensual "Je T´aime Moi Non Plus". A música insinuava um casal transando, com direito a gemidos e sussurros. A censura brasileira tirou o disco de circulação. Era disputado a peso de ouro, quando alguém conseguia trazer do Paraguai. Com a abertura política em 1979, essa música perdeu a graça. Com Jane Birkin e Serge Gainsbourg aconteceu o mesmo.
No ano de 1974, Stevie Wonder produziu a composição  "Lovin You" para a cantora Minnie Riperton. Ela estourou nas paradas, inclusive no Brasil. Minnie gravou outros discos, mesmo cantando muito bem não repetiu a mesma pegada de "Lovin You". Aos 31 anos, morreu de câncer, em 1979.
A maldição de um só sucesso  também atingiu, em 1977, o conjunto Player. Gravaram a balada "Baby Come Back", que não faltava em nenhum baile de salão ou de casa de família. Ficaram nisto.
Neste mesmo ano de 1977, o quinteto americano Floaters vendeu disco igual pipoca na porta de cinema. "Float On", cuja letra falava do signo de cada integrante do grupo, manteve lotada a agenda dos quatro rapazes. Logo sumiram.
Em 1979, a melosa "Your Love" , interpretada por Danny Shann, saboreou o gosto das paradas brasileiras, ao fazer parte da trilha sonora da novela Pecado Rasgado. Logo sumiu.  Neste mesmo rumo entrou o grupo pop country Doctor Hook, que  fez sucesso em todo o Brasil com "Sharing The Night Together". Como trilha internacional da novela "Pai Herói", vendeu bastante disco. Surgido em 1969 nos Estados Unidos, o conjunto acabou em 1985.







Essa praga atinge, também, artistas brasileiros. Um dos ícones da Jovem Guarda, Márcio Greick, ganhou muito dinheiro no ano de 1972, com o hit "Impossível Acreditar que Perdi Você". Seus versos iniciais são o supra-sumo da fossa: "Não, eu não consigo acreditar no que aconteceu/ é um sonho meu/ nada se acabou/não, é impossível, eu não consigo viver sem você/volte e venha ver/tudo em mim mudou"...Ele gravou outras músicas, porém não teve a mesma sorte. Em  1983, o grupo Brylho, de onde saiu o guitarrista Cláudio Zolli, fez sucesso com a música "Noite do Prazer". Ficou nisto. O mesmo aconteceu, em 1999, com os pagodeiros Ronaldo & Os Barcelos, com o hit "Feliz Aniversário". A festa do sucesso para eles só durou um aniversário e desapareceram das paradas.

2 comentários:

  1. Muito obrigado por trazer tantas lembranças boas e principalmente: informações!! Como saudosista assumido, curti muito!!

    ResponderExcluir