Algumas cidades tiveram seus nomes eternizados em letras de boas músicas. Mesmo após vários anos, continuam na boca das pessoas. Para baixar a temperatura, é comum nas boas rodas de samba a rapaziada começar a cantar "Saigon", autoria dos cariocas Cláudio Cartier, Paulo Feital e Carlão, que ganhou as paradas na década de 1980, na voz de Beth Carvalho.
A letra é uma preciosidade: "Anoiteceu/olho pro céu e vejo como é bom/ter as estrelas na escuridão/espero você voltar/pra Saigon..."Retornar para ex-capital do então Vietnã do Sul, após 1975, é bom. Antes era embarcar rumo à morte, por causa da guerra daquele país contra os Estados Unidos.
Sorte. Foi o que teve Frank Sinatra ao gravar "New York, New York", em 1979. A composição, autoria de John Kander e Fred Ebb, serviu de trilha para o filme "New York, New York", dirigido por Martin Scorsese, de 1977. O ator Robert De Niro considerou a música "fraca" e não quis cantá-la no filme. Frank Sinatra colocou sua voz e "New York, New York" tornou-se sucesso, principalmente no final: "If I Can Make it There,/I´m Gonna Make it Anywhere,/Come on Come Through,/New York,New York".
A cidade de San Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, já foi cantada em verso e prosa por muita gente. Na primeira metade da década de 1950, Tony Bennett gravou "I Left My Heart in San Francisco". Ela tornou-se hit de maior sucesso na voz de Bennett, considerado por Frank Sinatra um dos maiores cantores norte-americano. A letra é um primor, principalmente os versos: " Meu amor me espera lá em San Francisco/ muito acima do mar azul e ventoso/ quando eu venho para você, San Francisco/ seu sol dourado brilha em mim.."
Caetano Veloso, em 1978, compôs "Sampa"; a música que se tornou o hino de São Paulo. Nessa letra ele mostra o desespero que atinge as pessoas, principalmente quem veio de cidades pequenas, quando conhece a capital paulista. Um lugar frio, onde boa parte da população não tem preocupação com o próximo.
Ele escolheu o cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João para demonstrar o que sentiu quando chegou aqui. Nessa esquina, durante vários anos, os músicos se reuniam às segundas-ferias, para discutir novos trabalhos durante a semana e até pegar alguma letra nova. Isso antes de a violência expusá-los do local.
Quando alguém conhece Sampa, é muito difícil não sentir o medo de ser tragado por essa imensa cidade, que apesar dos seus defeitos, acolhe seus imigrantes, como a mãe que nunca renega seu lar para mais um filho. Com esses versos Caetano Veloso retratou esse drama:"Quando eu te encarei frente a frente/ não vi o meu rosto/ chamei de mau gosto, o que vi de mau gosto, mau gosto/ é que Narciso acha feio/ o que não é espelho/ e a mente apavora/o que ainda não é mesmo velho".
Nenhum comentário:
Postar um comentário