Reportagens com clipes descrevendo histórias de artistas famosos,
principalmente de intérpretes da Black Music, além de destacar a importância do Blues no Showbiz.
Radiografia da Noticia * O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland, as Pointer Sisters * Desde ent...
domingo, 22 de maio de 2011
Sam Cooke: a elegância da soul music
A balada "You Send Me" foi a senha nas madrugadas de muitos bailes nos últimos 50 anos. Era quando o DJ pegava o microfone e dizia a frase célebre: "Esta aqui é para você se arrumar. Caso volte sozinho para casa, a culpa não é minha, é tua que não soube aproveitar a oportunidade". Tudo começou em 1957, quando Sam Cooke estoura nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. A letra simples, falando de uma paixão típica dos adolescentes conseguiu tirar Elvis Presley dos primeiros lugares nas rádios e programas de televisão, inclusive o de Ed Sullivan, considerado o Silvo Santos norte-americano. Ele teve outros destaques, como "I Love You (For Sentimental Reasons", "Wonderful World", da qual Tim Maia era fã confesso.
A voz suave e cheia de falsete foi herança da época em que cantava no coral de uma igreja batista. Logo entrou no quarteto vocal "Soul Stirres", especialista em cantar músicas gospel. O modo de interpretar influenciou várias feras da soul music, inclusive Marvin Gaye e Bobby Womack, de quem Sam Cooke era amigo de adolescência. O guitarrista dos Rolling Stone, Keith Richards resumiu a importância de Cooke para a música: " É alguém com quem todos os cantores têm de se medir e a maioria acaba voltando para o emprego no posto de gasolina".
A carreira de Sam Cooke foi curta: durou oito anos, quando morreu assassinado pelo gerente de um motel em Los Angeles. Neste período conseguiu deixar sua marca: envolveu-se na luta pelos direitos civis, pois até 1963 os negros não tinham direito de votar ou ser votado nos Estados Unidos. Descontadas as proporções, Cooke em alguns momentos lembrava Gonzaguinha com suas letras de protestos, mas recheadas de poesia e amor. Era duro, mas sem perder a ternura.
"You Send Me", desde 1964 foi regravada inúmeras vezes, inclusive pelos maiores cantores e cantoras dos Estados Unidos. E difícil definir qual a melhor. Aretha Franklin deixou sua marca numa interpretação magnífica, onde brinca com sua bela voz, num arranjo lindo.
Chaka Khan e o roqueiro Rod Stewart dão outro show cantando "You Send Me". O grupo Manhattans transforma o hit numa obra-prima, onde cada componente canta um trecho dessa linda balada. Roy Ayers e Carla Vaugh são a lembrança dos bailes das décadas de 1970 e 1980, pois fizeram dessa música uma suave trilha sonora para vários casais de namorados. O arranjo de xilofone, piano com trêmulo e a voz aguda de Carla entraram para história. Até hoje ainda ecoam nos ouvidos os seus versos iniciais:" Darling you send me/I know you send me/darling you send me/honest you do, honest you do/honest you do, whoa-oh-oh-oh-oh-oh..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário