Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Eumir Deodato é o brilho brasileiro nos Estados Unidos

O maestro Eumir Deodato é a prova do talento brasileiro brilhando nos Estados Unidos, onde está desde 1967. Nascido no Rio de Janeiro, aos 12 anos já tocava acordeão. Depois passou para o piano e começou estudar arranjo e regência de orquestra. Em pouco tempo, ele tornou-se um dos melhores arranjadores e pianistas do Rio de Janeiro. Antes do final da década de 1960, gravou com Milton Nascimento, Marcos Valle, Elis Regina e Tom Jobim.
Em 1967, Deodato foi para Nova York e começou escrever arranjos para alguns ícones do jazz dos Estados Unidos, entre eles Wes Montgomery, Stanley Turrentine, George Benson e Paul Desmond. Depois acertou a mão com trabalhos para Frank Sinatra, Roberta Flack e Aretha Franklin.
Já no ano de 1969, escreve parte da trilha sonora do filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço", onde ficou celébre a famosa música clássica "Also Sprach Zarathustra", que o arranjo de Deodato tornou bem popular. Em 1973, após algum tempo dentro dos estúdios resolveu excursionar  pelo mundo ( Austrália, Japão, Canadá, América do Sul e Europa, além de viagens costa a costa nos Estados Unidos).
Para o bem da música de qualidade, ele resolveu concentrar seu trabalho em estúdio. Ganha vários prêmios e seus arranjos abrangem produções para Michael Franks, Chuck Mangione, Kevin Rowland e o grupo de black music Kool & The Gang.
Aliás, com a ajuda de Deodato, a banda Kool & The Gang emplacou vários hits no início dos anos de 1980. O mais famoso foi "Ladies Night" e várias composições que entraram nas trilhas sonoras das novelas das 8 da Globo. O curioso dos arranjos feitos por Deodato é a simplicidade, porém carregada da riqueza musical, de quem conhece profundamente o assunto.
No caso da faixa "Ladies Night", de 1979, que ressuscitou o conjunto Kool & The Gan, ele inicia a música casando vocal com solo de contrabaixo, depois começa o fogo. Ao contrário de outras funk music, neste hit ele acerta a mão nos metais e backing vocal. O trabalho rendeu o prêmio de melhor grupo  de R& B ao Kool & The Gang.
Em 1980, os arranjos dele continuam  e a música "Celebration" faz o Kool & The Gang torna-se fenômeno de venda naquela década. Até hoje, principalmente  nos finais de ano, esse hit é um dos mais pedidos nas festas e programas de flash back.
Para não ficar enfiado sempre nos estúdios, Deodato às vezes grava algum trabalho próprio. Fez isto em 1978, quando lançou o álbum Deodato/Love Island, de 12 faixas. A balada "Tahit Hunt" estourou na maioria dos bailes, por causa do solo de trombone e ótimo arranjo de teclados. Muitos imaginavam que era música do grupo "Azimuth".
Nos anos de 1990, Deodato fez arranjos para três álbuns da cantora islandesa Björk: Post (1995), Telegram (1996) e Homegenic (1997). Em 1996, ele arranjou e produziu um álbum para Gal Costa. Neste mesmo ano fez arranjos para os Titãs e Carlinhos Brown.
Já em 1999 elaborou a trilha sonora do filme "Bossa Nova", de Bruno Barreto, Callaway. No final de 2001, participou de concerto em benefício da cidade de Nova York, quando tocou sua famosa música, trilha sonora do filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço" ( Also Sprach Zarathustra). Raramente, Deodato vem ao Brasil e quando isso acontece costuma fazer poucas apresentações, como a que ocorreu na virada cultural de São Paulo em 2011. Quem consegue assistir, vira testemunha ocular dos diamantes musicais nascidos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário