Domingo é o dia universal da macarronada no encontro com a família, servindo de mote para famosa roda de samba improvisada na sala ou garagem. Vários cantores colocaram no seu repertório músicas falando desse dia dedicado ao descanso.
Paulinho da Viola reproduziu esse clima, em 1972, com o "Pagode do Vavá". A letra fala de uma reunião na casa de um personagem que dá título à música. "Domingo, lá na casa do Vavá/ teve um tremendo pagode/que você não pode imaginar/provei do famoso feijão da Vicentina/só quem é da Portela é que sabe/ que a coisa é divina..." Antes em 1968, Wilson Simonal gravou, de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar, a linda "Sá Marina", inclusive regravada no ano seguinte em inglês por Stevie Wonder. Novamente a palavra domingo consta na letra. "Descendo a rua da ladeira/ só quem viu que pode contar/ cheirando a flor de laranjeira/Sá Marina vem pra cantar/de saia branca costumeira/gira o sol que parou para olhar/....deixando os versos na partida/ e só cantigas pra se cantar/naquela tarde de domingo/fez o povo inteiro cantar.."
Domingo serviu, também, de inspiração para Bedeu e Leleco Telles. É deles a letra de "Menina Carolina", que Bebeto gravou em 1982: " Eu encontrei a Carolina/ aquela menina linda que me fez sonhar/naquela tarde de domingo/ quando me perdi no seu olhar..." Três depois, Tim Maia e Gal Costa gravam "Um Dia de Domingo", autoria de Sullivan e Massadas. Com o vozeirão do "síndico", a música entrou nas paradas de sucesso. "Eu preciso te falar/ te encontrar de qualquer jeito/pra sentar e conversar/depois andar de encontro ao vento/...já não dá mais pra viver/um sentimento sem sentido/eu preciso descobrir/a emoção de estar contigo/ver o sol amanhecer/ como um dia de domingo.."
Nenhum comentário:
Postar um comentário