Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Artistas esquecidos na geladeira das gravadoras







Os cantores Benito di Paula, Luiz Ayrão, Fábio e Belchior têm algo em comum: estão no congelador das gravadoras. De grandes vendedores de discos nas décadas de 1970 e 1980, passaram a sobreviver de shows. De vez em quando, alguma emissora de televisão lembra de algum deles e os chama aos quadros relacionados a flash back. 
O sambista Benito di Paula fez muito sucesso nos anos 70, quando inovou ao se apresentar tocando piano. Suas músicas estavam presentes na maioria das rádios. O refrão  do hit " Mulher brasileira" (agora chegou a vez vou cantar/ mulher brasileira em primeiro lugar) abriu bastante roda de samba naquela época. Na metade da década de 1980, Benito deixou de ser interessante para as grandes gravadoras.
Já o advogado Luiz Ayrão, durante a Jovem Guarda, resolveu trocar o escritório pela música. Teve sorte. Compôs "Nossa Canção" (olha aqui/preste atenção/essa é a nossa canção/ vou cantá-la seja aonde for/ para nunca esquecer do nosso amor...), que estourou nas paradas com Roberto Carlos. Em 1974, ele investiu no samba e se deu bem. "Porta Aberta", letra de exaltação à escola de samba Portela, emplacou em todo o Brasil . Até hoje, nas mesas de botequim alguém lembra dos versos: " Pela porta aberta/ de um coração descuidado/ entrou um amor em hora incerta/ que nunca deveria ter entrado/ chegou, tomou conta da casa/ fez o que bem quis e saiu/ bateu a porta do meu coração/ que nunca mais se abriu"... Na década de 1980, Luiz Ayrão deixou de frequentar as paradas de sucesso.
Quem esteve no auge nos anos 1960 até 1980 foi o paraguaio Juancito, que no Brasil recebeu o nome artístico de Fábio. A música Stella ("em que estrela você se escondeu/ em que sonho você vai voltar/ quanta espera de você"..), na época da Jovem Guarda, transformou-se em seu cartão de visita. Depois veio a amizade com Tim Maia e brotaram outros hits na década de 70, como  "Até Parece que Foi Sonho Meu" (menina você não sabe do jeito que estou agora/ só vejo tristeza em tudo porque você foi embora/ até parece que foi sonho meu/ até parece que foi sonho meu/ sonho meu..). Nos anos 80, Fábio reuniu Tim Maia, Cassiano e Hyldon e gravaram "Velhos Camaradas": "Como vai, meu velho camarada?/ quanto tempo eu não vejo mais você/ conte sua vida e como vau a sua amada?/ que notícias você tem pra me dizer"?..Hoje, Fábio deixou de ser interessante para as gravadoras.
Belchior foi outro nome que vendeu muito disco nos anos 70 e 80. A música "Como Nossos Pais" foi gravada por Elis Regina e sempre aparece nas rodas de faculdade, onde tem um violão. Um dos trechos retrata a carência de artistas no mundo: "Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não se enganam não/ você diz que depois deles não apareceu mais ninguém"..Antes, em 1976, ele estourou nas paradas com "Sou Apenas um Rapaz Latino Americano". Na década de 1980 veio "Medo de Avião". Depois disso, Belchior engrossou o time dos cantores não interessantes para o atual mercado musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário