Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quando os cantores gravam músicas mais lights

Você já imaginou Bezerra da Silva cantando samba gospel, sem citar nenhuma gíria da malandragem e falando bastante o nome de Jesus Cristo? E James Brown, o pai da funk music norte-americana interpretando uma balada? E o agitado Moraes Moreira também se derretendo numa autêntica soul music, igual Tim Maia? E por falar no Síndico, ele, em vez do balanço costumeiro, dessa vez colocando seu vozeirão num samba?
Não é alucinação. Isto já aconteceu. Antes de morrer, aos 77 anos, em janeiro de 2005, Bezerra da Silva gravou um disco só com músicas gospel, exaltando o nome do Senhor. Em"Gente Fina "(http://youtu.be/ZHeq678wKX4), o sambista descreve sua vida cheias de vícios e enfermidades, que segundo Bezerra da Silva, precisava de um milagre. Nos últimos anos de vida, a doença levou o velho sambista ao encontro do evangelho. O disco mantém a velha cozinha do grupo Nosso Samba e o vocal feminino Das Gatas, que o acompanharam durante a maior parte de sua carreira.
Na primeira metade da década de 1980, Moraes Moreira grava a balada "Carro Alegórico" (http://youtu.be/NPlFKFbIk60), autoria dele e Fausto Nilo. Uma autêntica soul music, bem no estilo norte-americano, com direito a vários strings, como as baladas norte-americanas. Quem está acostumado com suas composições agitadas, surpreende-se ao ouvi-lo interpretando esse gênero que era a especialidade de Tim Maia.
Já o Síndico também resolveu gravar o partido alto "Aquele Abraço"(http://youtu.be/9UxUm3Ywrbc), composta por Gilberto Gil em 1969. Até cuíca não faltou nesta nova interpretação e o molho que todo samba de partido alto precisa ter.
Em fins da década de 1950, James Brown grava a balada "Please, Please, Please" (http://youtu.be/LQdMZ1qrn6k). Nesse hit, o mestre da funk e soul music deixa de lado o molho incendiante e concentra-se numa inesquecível composição, típica para dançar de rosto coladinho. Quando ele se apresentou no ginásio do Palmeiras, em 1978, o backing vocal de sua banda deixou diversos corações despedançados quando ele começou a cantar os primeiros acordes dessa música. Como se vê, os grandes artistas sempre surpreendem.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário