Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Canções inesquecíveis de Commodores, Earth, Wind & Fire e Zapp

Algumas músicas viram sucessos eternos. Não tanto pela letra, mas pela melodia e os bons arranjos. Nas décadas de 1970 e 1980 muitas baladas entraram nas vidas de quem gostava de frequentar bons bailes. Eram diversos. Num final de semana era possível escolher onde ir, sem prejuízo da qualidade. Podia ter festa no Clube Homs, na esquina da Avenida Paulista com Alameda Joaquim Eugênio de Lima; Alepo, também na Avenida Paulista, mas esquina com Rua Oscar Porto. O mesmo clima rolava no Círculo Militar, ao lado Assembleia Legislativa; Transatlântico,na Rua 13 de Maio, Bela Vista e Palmeiras.
Era época das promotoras de bailes Chic Show, Os Carlos - O Som para Dançar, Tropicália, Eduardo´s. As músicas românticas da black music estavam presentes nas picapes dos DJs. O talento substituía a tecnologia atual. Um disco de vinil de efeitos especiais era o parceiro de todo DJ. De forma sincronizada, os dois discos eram a alegria de muita gente. Principalmente as baladas.
Em 1975, a banda norte-americana Eart, Wind & Fire gravou o R&B (blues de rua) "Reasons" (http://youtu.be/EPoi-o2vms0). O vocalista Philip Bailey, de voz aguda, transformou esse hit num clássico dos bailes. Com 7 minutos, a música cativa os românticos até hoje. A letra é meio cabeça, fala das razões para se gostar de uma mulher, mas a melodia e o inesquecível solo de clarineta na gravação original e de sax ao vivo, virou trilha sonora de vários namorados, atualmente maridos e mulheres.
O grupo Commodores deixou sua marca com outra balada bonita: "Easy" (http://youtu.be/HIRGNzVIz6Y), sucesso nas paradas de todo o mundo em 1977. A versão de rádio tinha 2 minutos. A executada nos bailes era com 7 minutos, com direito a discurso no início e um belo solo de piano na introdução e de guitarra no meio. A letra fala da calma de um homem que termina o romante com a mulher que ama. Nada piegas, pois fez o sacrifício para segurar a onda. Sem acordo resolveu seguir em frente.
A mesma dose é repetida pela banda Zapp na década de 1980. Era a linda balada " I Want to Be Your Man" (http://youtu.be/vBDGTP0B0Y4). A bela melodia prevalece, numa letra que descreve o pedido de casamento e os motivos para entrar nesta empreitada. Entrou para a galeria das músicas inesquecíveis nos bailes de qualidade. Hoje, peças raras.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário