Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Soul music e suas variações nos Estados Unidos



Temptations


Booker + The Mgs

Bar-Kays

Four Seasons


A soul music  apresenta diversas variações dependendo da região dos Estados Unidos. Como ocorre no Brasil, onde o samba tem andamentos diferentes (em São Paulo é mais light, o da Bahia é mais agitado, o famoso samba de roda, e o do Rio de Janeiro é cadenciado). 
Em Detroit, cidade do Estado de Michigan, Meio-Oeste dos Estados Unidos, a soul music é influenciada pelo gospel. É o berço da gravadora Motown (na gíria significa cidade dos motores, por causa de sua indústria automobílistica, é como se fosse a região do ABC em São Paulo, com suas montadoras de carros). É conhecido como soul de Detroit, com acompanhamento de palmas e forte linha de baixo. Por muito anos, a marca registrada da Motown foi sua banda de estúdio; The Funk Brothers. Os cantores que mais exploraram esse estilo foi Marvin Gaye e The Tempetations.
O ritmo muda em Memphis, Estado do Tennessee, Sul dos Estados Unidos. Ali a soul music utiliza muito metal no lugar dos vocais, acentuando os graves. Durante décadas, a gravadora Stax reinou absoluta neste estilo. Sua banda de estúdio era os Booker + The Mgs, grupo que acompanhava o roqueiro Otis Redding. A metaleira ficava a cargo da banda Bar-Kays. Redding era a prova contundente do soul de Memphis. 
Na Filadélfia, costa Leste dos Estados Unidos, predomina o chamado soul de branco (blue-eyed-soul). É carregado de melodias suaves e ritmo cativante. É derivado do rockabilly de Elvis Presley e Bill Haley e dos hits do grupo Four Seasons. 
Ali também surgiu o soul da Filadélfia, rico em arranjos de metais, como exemplifica as músicas de Harold Melvin, Stylistics, Spinners, Billy Paul, Dramatics.





Nenhum comentário:

Postar um comentário