Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 7 de junho de 2011

Talentos que as drogas tragaram







Janis Joplin
O que Elvis Presley, Jimi Hendrix, Miles Davis, Billie Holiday, Elis Regina e Janis Joplin têm em comum? Todos eles foram vítimas de overdose de drogas. A musa do blues, Billie Holiday, morreu aos 44 anos, em um quarto de hotel de Nova York, Estados Unidos, em 17 de julho de 1959. Ao lado do corpo, a polícia encontrou uma seringa com heroína. Billie consagrou-se na década de 1930 ao se apresentar nas orquestras de Duke Ellington, Count Basie e Artie Shaw e ao lado de Louis Armstrong.
A discípula de Billie Holiday, Janis Joplin, poderia ter ido mais longe, se ficasse distante das carreiras e picadas de cocaína e heroína. Morreu aos 27 anos, em 4 de outubro de 1970, na cidade de Los Angeles, Califórnia. Com 20 anos, ela era dependente de drogas, principalmente heroína e álcool. Mesmo assim gravou quatro álbuns num curto espaço de tempo. Influenciada pelo rock e soul, era considerada a Billie Holiday branca. Sua interpretação de "Summertime" tornou-se  clássica.
Em 18 de setembro de 1970, o rock perdeu um de seus principais guitarristas: Jimi Hendrix. Para compensar a perda da mãe na adolescência e a ausência do pai, mergulhou nas drogas, perdendo a vida aos 28 anos. Teve uma overdose de calmantes e morreu sufocado pelo próprio vômito, também em um quarto de hotel, em Londres, Inglaterra.
Outro sugado pelas drogas foi o rei do rock, Elvis Presley. O vício o transformou numa fármacia ambulante. Morreu em 17 de agosto de 1977, sendo encontrado no banheiro de sua mansão em Memphis, Tennessee, Sul dos Estados Unidos. Nos seus últimos anos de vida, bem gordo, ficava horas diante do televisor, tocando  algumas notas musicais no contrabaixo, talvez querendo voltar ao seu passado de glórias nas décadas de 1950 e 1960.
O encontro com as drogas também foi fatal para o trompetista Miles Davis, morto em 28 de setembro de 1991, em Santa Monica, Califórnia. Davis foi um dos músicos mais influentes do século passado, ficando na vanguarda de quase todo o desenvolvimento do jazz desde a Segunda Guerra Mundial até a década de 1990.
Pertenceu  à classe tradicional de trompetistas de jazz. Infelizmente, parte de seus 65 anos foi consumida pela heroína.
Já no Brasil, Elis Regina não conseguiu escapar da overdose. Ele deixou a MPB órfã em 19 de janeiro de 1982. Encontrada caída no seu quarto, foi levada ao Hospital das Clínicas, próximo de sua casa, na região da Avenida Paulista.
Os esforços dos médicos foram em vão. Ela já estava morta. Elis lançou compositores até então desconhecidos. Nomes como Milton Nascimento, Renato Teixeira, Gilberto Gil, João Bosco, Aldir Blanc, Sueli costa e Tim Maia, com quem gravou a soul music "Thease Are The Songs", em 1970.
Elis Regina

Elvis Presley

Jimi Hendrix
Billie Holiday



Nenhum comentário:

Postar um comentário