Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Trilhas sonoras que entraram para a história

Tem muito filme que a história seduz, mas é a trilha sonora que permanece para sempre em nossa memória. São músicas compostas especialmente para animar a trama. Às vezes até de algum personagem. Hollywood registra inúmeros casos de hits que conseguiram fazer sucesso fora do filme, transformando-se em flash backs eternos. "Help" ( http://youtu.be/TU7JjJJZi1Q) batizou o filme "The Beatles", em 1965. O enredo era simples, mas quando John, Paul, Ringo e George Harrison apareciam cantando e tocando "Help" a plateia esquecia da trama e começava a dançar. Acabou entrando para a galeria dos flash backs inesquecíveis.
Às vezes o produtor escolhe músicas já gravadas para colocar na trilha. Foi o caso de "Unchained Melody" (http://youtu.be/v8togY8UV3I), composta por Alex North na década de 1960, regravada por vários cantores, inclusive Elvis Presley. Em 1990, ela fez parte do filme "Ghost - Do Outro Lado da Vida". Maurice Jarre combinou percussão eletrônica e orquestra para dar um tom mais intimista para esse hit. Ambos fizeram sucesso: filme e música.
O mesmo ocorreu com a dupla Diana Ross e Lionel Richie, na interpretação da balada "Endless Love" (http://youtu.be/Ewf0TnM4eKo) para o filme "Amor sem Fim". Poucos se lembram da história água com açúcar vivida pelo casal de adolescentes interpretados por Martin Hewitt e Brooke Shields. Até hoje, Lionel Richie e Diana Ross cantam "Endless Love" em seus shows.
A década de 1970 foi rica em músicas desse tipo. John Barry compôs o tema de amor do filme "Aeroporto" (http://youtu.be/Ji5dnBLSUuw), crítica velada aos frequentes casos de sequestros de aviões na Europa por terroristas. Tornou-se clássico. Dois anos depois, Francis Lai ganha o prêmio Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora do filme "O Poderoso Chefão" (http://youtu.be/HWqKPWO5T4o). Quem assistiu à brilhante interpretação de Marlon Brando como o mafioso Don Corleone, lembra até hoje da música que o acompanhava. Em 1973, a comédia "Golpe de Mestre" (http://youtu.be/gdXQHmVWC5w), com Paul Newman e Robert Redford, ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora. O hit retrata de forma engraçada a vida de dois vigaristas tentando aplicar um grande golpe sobre o comandante do crime organizado da cidade de Detroit.
"The Greatest Love of All" (http://youtu.be/Y_QZG6KweKg), lançada por George Benson em 1977, coloriu o filme "Quando Éramos Reis", contando a vida do boxeador Muhammad Ali. Na década de 1980, o hit ofi regravado por Whitney Houston e faz sucesso até hoje. O mesmo ocorreu com "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" (http://youtu.be/iAP21-HIYCc) em 1978. A trilha sonora desse filme ajudou Frankie Valli e o grupo Four Seasons a ganhar muito dinheiro e voltar aos dias de sucesso que viveram na década de 1960.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário