Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sábado, 4 de maio de 2013

Gwen McCrae: outra diva da Soul Music


   Gwen McCrae é lembrada até hoje por causa do seu hit "Rockin Chair, que estourou nas paradas de sucesso de todo o mundo em 1975. Para muitos ela é considerada a Diva da Soul Music, por causa de afinidade com as pistas de dança. Junto com seu marido George McCrae, lembrado pela canção "Rock Your Baby, Gwen fazia parte do cast da TK Records que lançou diversos cantores e cantoras na década de 1970 resultando na explosão da Disco Music.

 Nascida  na Flórida em 1943, ela cresceu cantando em igrejas evangélicas como ocorre com diversos intérpretes de Black Music nos Estados Unidos. Mais tarde descobriu cantores seculares, mas que também saíram de berço evangélico, Sam Cooke e Aretha Franklin, cujo o pai era pastor de uma igreja Batista.  Dentro de pouco tempo começou a cantar em clubes locais e entrou em bandas adolescentes, como The Lafayette and The Independents.

   Em 1963 conheceu um jovem marinheiro  chamado George McCrae, com quem se casou em uma semana. Quando George foi dispensado,  reformou o grupo musical e convidou Gwen para participar também. Depois formaram uma dupla George e Gwen e mudaram-se para West Palm Beach para se apresentarem em clubes de todo o Sul da Flórida.

   Acabaram descobertos em 1967 pela cantora Betty Wright. Ela os levou para  a Alston Henry Stone Records. Logo lançaram o hit ""Three Hearts in a Tangle"em 1969, depois vieram com "Like Yesterday Our Love Is Gone", Conseguiram fazer sucesso nas paradas da Flórida. O mesmo ocorreu com "No One Left to Come Home". Nesse meio tempo, George , Gwen e Betty Wright ganhavam respeito como grandes vocalistas. Em 1970, a canção "Lead Me On" estourou nas paradas de R&B de todos os Estados Unidos. George virou empresário e a Alston arrendou o contrato de ambos com  a Columbia Records, onde gravaram vários hits nos próximos três anos, mas sem sucesso na paradas.


  Porém em 1973, a Columbia não quis renovar o contrato de Gwen. Ela foi para a TK Cat Records. Ali gravou "For Your Love" que ficou bem nas paradas. Porém em 1974 o marido George estoura em todo o mundo com o hit "Rock Your Baby", música perfeita para Gwen. Em 1975 ela estourou com "Rockin Chair". George aproveitou para lançar o álbum Rockin Chair e emplacou mais o hits "Love Insurance" e "Cradle of Love" 

 Não demorou para o sucesso do casal afetar o casamento de ambos. Gwen chegou a denunciar que apanhava com frequentemente de George. Nem o dueto Winners Together, Losers Apart conseguiu amenizar a crise conjugal. No final de 1976 acabaram separados. Gwen  chegou às paradas com o hit ""Damn Right It's Good." Apesar do esforço o disco lançado em 1978 naufragou.No ano seguinte gravou o o álbum All This Love That I´m Giving sem muito alarde e mais tarde ele explodiu na Grã Bretanha. Para complicar mais, a TK Records entrou no vermelho. 


 Gwen foi para a Atlantic Records em 1980, após mudar-se para New Jersey, produzindo dois discos (Gwen McCrae e On My Way) e vários singles, como "Sensation Funky", "Poyson" e "Keep The FireBurning". Quatro anos depois retornou a Flórida e lançou um disco pela Black Jack Records, Do You Know What Mean e saiu do show biz. Em 1987 acabou redescoberta pela Soul Music no norte da Grã Bretanha. Em 1996 gravou um álbum para Homegrown Records, Girlfriend´s Boyfriend. De volta aos Estados Unidos assinou contrato com a Goldwax Records e lançou outro disco no final de 1996. Três anos depois o álbum Girlfriend´s Boyfriends acabou relançado no mercado norte-americano, recebendo boas críticas no circuito de Blues e Soul Music Clássica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário