Postagem em destaque

Lou Reed - "Walk on the Wild Side "

Radiografia da Notícia *   (Ele costumava dizer que seu objetivo era aplicar a liberdade e a sensibilidade criativa da literatura à música r...

sábado, 11 de maio de 2013

Dusty Springfield: a voz de ouro da Soul Music do Reino Unido


Para vários críticos, Dusty é considerada a melhor cantora branca de Soul Music de todos os tempos


A estrela de Dusty Springfield brilhou até os 59 anos, quando um câncer de mama a matou em 1999. Cantora britânica, nascida em Londres em 1939, descobriu que tinha jeito para a Pop Music após sair da escola em 1958 aos 19 anos. 

  Logo tratou de entrar num grupo vocal, neste caso o Lana Sisters. Ali ficou até 1960, quando resolveu criar o trio The Springfields com o irmão Dion O´Brien e Tim Feild. 

Três anos depois emendou a carreira solo, gravando o sucesso "I Only Want to Be With You", inspirada no estilo "Wall of Sound" de Phil Spector. Outros de seu hits que ganharam as paradas foram "Wishin´and Hopin", "I Just Don´t Know What to Do With Myself" (1964), "You Don´t Have to Say You Love Me" (1966) e "Son of a Preacher Man" (1969).

  Durante o período em que esteve na ativa, trabalhou para tornar os artistas de Soul Music mais conhecidos no Reino Unido, desenvolvendo e apresentando em 1965 o programa The Sound of Motown, edição especial da série de TV Ready Steady Go com os melhores artistas da lendária Motown Records.

  Quando ocorreu a "invasão" britânica nos Estados Unidos, Dusty foi a que provocou mais impacto no mercado norte-americano de Show Biz. De 1963 a 1970, colocou 18 singles  no Hot 100 da Billboard, além de ganhar o título de Melhor Cantora Britânica pelos leitores da New Musical Express em 1964, 1965 e 1968. 

  Para muitos críticos, Dusty é considerada uma das melhores intérpretes brancas de Soul Music de todos os tempos. Em 1966 ganhou o Prêmio Cash Box como melhor cantora do ano.  Sua voz de menina cativou vários fãs, isto é visível no hit de Burt Bacharah, "The Look of Love", gravado por ela em 1967.  

   Na década de 1980 fez dueto com Pet Shop Boys no hit " What Have I Done to Deserve This?" Prosseguiu na cantando até descobrir que tinha câncer de mama em 1995. Quatro anos depois morreu  em sua terra natal na Inglaterra. Durante sua carreira pouco vezes comentou sobre sua vida sexual, mas dizia que era homossexual.








Nenhum comentário:

Postar um comentário