Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 2 de maio de 2013

OutKast: a mina de ouro do Hip-Hop


OutKast já escreveu o nome na galeria dos grandes artistas da Black Music

    Sem sombra de dúvida a Outkast de Hip-Hop é um sucesso nos Estados Unidos e demais países do mundo. Já ganhou seis Prêmios Grammy ( Oscar da música entre os norte-americanos e sinônimo de êxito profissional), venderam mais de 25 milhões de cópias de seus sete álbuns lançados (seis deles de estúdio, incluindo um álbum duplo. Naturais de Atlanta, Geórgia, Estado racista do Sul dos Estados Unidos, Andre 3000 e Antwan "Big Boy" Patton são os responsáveis por essa mina de ouro. Em seus CDs mesclam Funk ( o legítimo), Soul, Pop, Música Eletrônica, Rock, RAP, Jazz e Blues. 

   O resultado é explosão dos seus hits nas paradas de sucesso de todo o mundo. Exemplo disso é o álbum Speakerboxxx/The Love Below, que vendeu 10 milhões de cópias e ganhou Disco de Diamante. São elogiados pela crítica por causa da originalidade e conteúdo artístico.  Benjamin e Patton se conheceram quando participavam da Tri-Cities promovida pela High School, escola de artes visuais e cênicas. Benjamin foi morar com o pai após o divórcio dos velhos e Patton mudou-se com os quatros irmãos e seis irmãs de Savannah para Atlanta.

  No início da carreira, em 1992, desejam ser chamados de 2 Shades Deep ou The Misfits, mas acabaram perseguidos por um grupo de produtores locais. Optaram pelo nome OutKast, algo como desajuste, pária. Assinaram contrato com a LaFace Records e foram os primeiros a colocar o Hip-Hop num remix da TLC, conhecido como "What About Your Friends". Dois anos depois lançaram o single "Ball Player", com estilo de Funk, tocado com instrumentação ao vivo, um sucesso de público. A canção acabou nas paradas da Billboard Hot RAP Tracks.  

   Em 1994 saiu o álbum de estreia, Southernplayalisticadillcmuzik. Eram as bases do Hip-Hop no Sul dos Estados Unidos, considerado um clássico pelos fãs desse gênero musical. Cada faixa foi produzida pela Organized Noize e outros membros da família Dungeon. Estourou o hit "Git Up Git Out. Neste material, as letras refletem o estilo de vida dos cafetões e bandidos, mas com material politicamente consciente, descrevendo a situação dos negros no Sul dos Estados Unidos. Em 1995 ganharam o prêmio de Melhor Novo Grupo de RAP. 

  O ano de 1996 marca a gravação do disco ATLiens. Ele apresentou mais auto consciência e solidificou ainda mais o OutKast, como representantes  da primeira geração do Hip-Hop no sul norte-americano. Ganharam mais reconhecimento entre fãs nas regiões Leste e Oeste dos Estados Unidos. Neste formaram parceria com David "Mr.DJ" Sheats e criaram a empresa de produção Earthtone III, permitindo à dupla produzir suas próprias faixas. ATLiens ficou em segundo lugar nas paradas e refletiu o estilo de vida de Andre, sem drogas ou álcool. A canção " Elevators (Me &You)", a primeira produzida pela empresa de ambos, tornou-se o primeiro Top 20 da dupla naquele ano.   

  O terceiro álbum Aquemini, lançado em 1998, fez bonito também na Billboard 200, elogiado como melhor material do OutKast. A partir dai mergulharam em novos sons, investiram em Soul Music, Trip Hop e Música Eletrônica, além de contar com a colaboração de Raekwon, que nadou muitos anos na praia de George Clinton, um dos papas da Funk Music nos Estados Unidos. O resultado é que OutKast já escreveu o nome na galeria dos grandes artistas da Black Music norte-americana, não um grupo fogo de palha, sem noção dos CDs que lançam. Sabem da importância que representam para a nova geração de rappers.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário