Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Little Steven & The Disciples of Soul: outra cria de Nova Jersey

Maior parte de sua carreira foi ao lado de Bruce Springsteen

  Steven Van Zandt cresceu na costa sul de Nova Jersey, famosa por revelar tantos artistas para a Black Music norte-americana. Era membro da band Steel Mill de Bruce Springsteen entre 1969 e 1970. 

  Depois excursionou com o grupo The Dovells no início da década de 1970, passando a trabalhar com  Southside Johnny, formando a banda Asbury Jukes em 1974. No começo de 1975 uniu-se novamente a Bruce Springsteen na E Streetn Band. O grupo estourou nas paradas e Van Zandt co-produziu os  discos The River (1980) e  Born in The USA (1984), além de escrever canções para Southside Johnny e Gary "EUA" Bonds.

  Em 1982 organizou a banda Little Steven & The Disciples of Soul, saiu do conjunto de Bruce Springsteen para alcançar luz própria. Dois anos depois lançou álbum Voice of America. O trabalho em sua banda o levou para uma política de esquerda, finalizando em 1985 com a criação da United Artists Against Apartheid, emplacando nas paradas o hit "Sun City", aumentando a conscientização da população a respeito da vergonhosa política do apartheid na África do Sul.

  O ano de 1987 marca o lançamento do terceiro disco, Freedom, após a saída dos Disciples of Soul. Depois veio o álbum No Compromise e Revolution em 1989. Durante a década de 1990 ficou sem contrato com gravadoras, mesmo assim produziu discos para diversos artistas, além de se envolver na composição de trilhas sonoras. Em 1995 retornou para a banda de Bruce Springsteen. Três anos depois foi trabalhar na televisão, na série The Sopranos. Mas percebeu que sua praia era a música e em 1999 estava novamente na E Streetn Band para mais uma turnê. Nesse período lançou o álbum Born Again Savage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário