Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Smiley Lewis: a maldição de nunca vender mais de 100 mil discos







Lewis teve canções regravadas por Elvis Presley e Fats Domino

  Smiley Lewis ficou conhecido no Blues como "mau cantor", por nunca conseguir vender mais de 100 mil cópias de discos. Entretanto era sortudo ao ter várias estrelas de New Orleans ao seu lado, contribuindo para o crescimento do R&B naquela região. Na adolescência, Lewis já ganhava respeito, escorado no vozeirão, que deixaria boas marcas no Show Biz, anos depois. Era hábil tocando guitarra. Várias vezes mostrou o talento junto com o pianista Tuts Washington. 

  Em 1947 gravou seu primeiro disco na DeLuxe Records, lançando o hit "Here Comes Smiley". Fracassou comercialmente, mas ao entrar na Imperial Records três anos depois, gravando a canção "T--Nah Nah", a história mudou. Na década de 1950, o R&B ganhou grande desenvoltura em New Orleans. Lewis fazia, cada vez mais, as pistas de dança agitarem com seus hits "Lillie Mae", "Ain´t Gonna Do It" e "Big Mamou". 

  O ano de 1952 marcou seu primeiro sucesso nacional, "The Bells Are Ringing". Em 1953 estourou de vez nas paradas com "I Hear You Knocking", onde brilha o piano solo, numa cortesia de Huey Smith. Depois veio "Lost Weekend", "Real Gone Lover", "Down the Road", She´s Got Me Hook, Line and Sinker", "Rootin and Tootin" entre outros. Para enfrentar concorrentes como os saxofonistas Lee Allen, Clarence Hall e Herb Hardesty, Lewis bradou alto.

  Nessa época Fats Domino (que gravou o primeiro rock da história em 1949) pegou algumas canções de Lewis, brilhando com o hit "Blue Monday". O garoto Elvis Presley regravou "One Night", sucesso em todos os Estados Unidos. Em 1956 ele não conseguira o feito de Elvis. O ano de 1957 fez Lewis gravar "Shame, Shame, Shame", servindo de trilha sonora em Hollywood, porém sem entrar firme nas paradas de R&B. Esses detalhes justificam a fama de mau vendedor de discos, sem romper a cifra de 100 mil cópias durante toda a carreira. 

  Voltou a ganhar um pouco de dinheiro com shows e vendas de discos em 1964, quando lançou um disco produzido por Bill "Hoss", Allen. Ele fez um remake de "The Bells are Ringing" para a Loma Records em 1965. Infelizmente aos 53 anos, Lewis perdia forças por causa de um câncer no estômago. No Outono de 1966, quase no ostracismo fora de New Orleans, ele fechou os olhos para sempre. Nas décadas seguintes, a justiça se fez mostrando que Lewis foi um dos maiores artistas de R&B.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário