Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

domingo, 12 de maio de 2013

Corinne Bailey Rae: a beleza do Neo-Soul

No "mar "da Soul Music. Corinne "surfa" com grande tranquilidade

 Neo-Soul é o mar por onde "surfa" a cantora Corinne Bailey Rae, britânica da cidade de Leeds, onde nasceu em 1979.

   
  Da mistura de sangue britânico da mãe e do pai indu saiu essa linda pérola. Desde criança que ela demonstrava interesse pela música. Então resolveu estudar violino clássico, depois comprou uma guitarra na adolescência. 
  
   Inspirada no Alt-Rock da década de 1990, como L7 Veruca Salt e Belly, Corinne criou sua primeira banda: The All-Female Indie Rock Outfit Helen, que durou três anos e acabou quando ela ficou grávida. Apesar de receber muito apoio local , preferiu naquele momento estudar literatura inglesa. Quando estava fora da escola, trabalhava num clube de jazz, ali começou a escrever suas primeiras canções.

   Para não perder tempo assinou contrato com a EMI Records e lançou o primeiro CD em 2006, com várias canções que reuniu em dez anos enquanto cantava em festas familiares. Antes a EMI Records pediu que Corinne apresentasse ao público o single "Like a Star". O sucesso da música a fez ganhar o Prêmio Som de 2006 da BBC, além de diversas capas de revista e entrevistas em programas de rádio. O álbum  alcançou o quarto lugar na Billboard 200, além de três indicações ao Grammy No ano seguinte gravou um CD/DVD ao vivo em Londres e Nova York.

  O lançamento do CD The Sea, em 2010, acabou afetado pela morte do marido em 2008, Jason Rae, saxofonista do grupo The Haggis Horns. Reposta as energias colocou no mercado outro CD em 2011, com canções originalmente gravadas por Prince, Bob Marley e Paul McCartney & Wings. A regravação de "Is This Love", de Bob Marley, em ritmo de Soul é algo explêndido na voz de Corinne.  A grande escola musical de Corinne foi começar cantando em grupos de louvor da igreja. Ali aprendeu todos os atalhos da Soul Music clássica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário