Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

terça-feira, 7 de maio de 2013

The Soul Stirrers: a banda que lançou Sam Cooke

Sam Cooke (1º à esquerda ao lado do microfone embaixo) estourou no The Soul Stirrers


 Quando se fala de música Gospel e Soul não se pode esquecer do grupo vocal The Soul Stirrers, criado em 1926 por Roy Crain, no Texas, com mais três colegas adolescentes que frequentavam a mesma igreja (nos Estados Unidos a maioria dos artistas de Blues, Soul, Jazz, Funk (legítimo), Hip-Hop, RAP saem dos grupos de louvor das igrejas evangélicas, a maioria Batista e Assembleia de Deus, como foi o caso de Elvis Presley, que era assembleiano).
   Após as primeiras apresentações, o público afirmou que suas interpretações tinham "mexido" com suas almas. Pouco tempo depois o conjunto original se desfez, mas Crain continuou firme no propósito de cantar. Mudou para Houston no começo da década de 1930 e ali encontrou novos componentes e batizou o conjunto de The Soul Stirrers (Os Agitadores da Alma).

  Com o final da Segunda Guerra Mundial, o Gospel tornou-se popular, além de apresentar arranjos inovadores, numa época em que os estúdios não tinham grandes recursos tecnológicos. Ou seja, era preciso saber cantar, pois voz ruim nunca se transforma em boa, como ocorre atualmente com tanto cabeça de bagre lançando CD sem conhecer sequer os nomes das sete notas que compõem a música. A grande sacada dos The Soul Stirrers foi sair do tradicional em direção ao emocional.

  O modo de cantar do grupo contribuiu para a maneira de interpretar os hits na levada de Rock and Roll que iria nascer no final da década de 1940 pelas canções do pianista Fat Domino, o primeiro a gravar um música neste estilo. Em 1936, o conjunto gravaram um hit para Alan Lomax. Mas os membros do grupo pediram o boné. Ele trouxe o baixo (voz grave) Jesse Farley, o barítono TL Bruster, James Medlock e RH Harris, cuja a voz cristalina e alta se destacou no conjunto. 

  Mudaram para Chicago e ali o The Soul Stirrers fizeram algumas mudanças harmônicas no estilo de cantar Gospel, aumentando a potência emocional das canções, além de letras de Thomas A.Dorsey, Kenneth Morris entre outros. Na década de 1940 a fama dos rapazes cresceu muito e eles passaram a fazer várias turnês e apareciam na maioria dos programas evangélicos na periferia de Chicago. No pouco tempo de folga trabalhavam em sua empresa de limpeza. Quando o hábito de cantar virou rotina, um dos integrantes, Medlock, pediu para sair. Entrou no seu lugar Paul Foster. No início da década de 1950 eles assinaram com a Specialty Records, lançando o single " By and By", rapidamente seguido de "I´m Still Living On Mother´s Prayers" e "In That  Awful Hour", ambas escritas por Detroit Reuben LC Harry.



  Acabaram gravando mais de 24 faixas para a Specialty Records. Depois Harris saiu do grupo e muitos acharam que o conjunto não teria mais futuro. Porque o substituto era um rapaz desconhecido, de 20 anos, chamado Sam Cooke. Quando ele fez a primeira gravação com os rapazes, em 1951, o medo se retirou, uma vez que sua voz doce e tênue era mais graciosa do que a de Harris. os The Soul Stirrers subiriam degraus mais elevados.

 Com nova formação, lançaram o hit " Jesus Gave Me Water", grande sucesso e boa aparência de Sam Cooke cativou o público feminino, ajudando a tornar-se o primeiro símbolo sexual da Gospel Music. A fama aumentou e o grupo completou 30 anos de estrada, pois fora criado em 1926. Assim Bruster aposentou-se, cedendo o lugar para o barítono Bob King, que às vezes tocava guitarra. Depois entrou no conjunto Cheeks Julius, com sua voz rouca cativando mais fãs, principalmente na canção "All Right Now". Mas obrigações contratuais o obrigou a pedir o boné. O ano de 1956 marca saída de Sam Cooke para carreira solo, sendo substituído por QC Johnnie Taylor. Mais ele também seguiria o mesmo caminho de Cooke, rumo à Pop Music. Dai para frente o conjunto enfrentou diversas mudanças de componentes, mas sem perder a qualidade vocal. Nessa pegada, com mudanças de componentes, o The Soul Stirrers continuou na estrada do show biz até 1990.








Nenhum comentário:

Postar um comentário