Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

domingo, 5 de maio de 2013

Jack McDuff: a lenda do Hammond B-3


Jack McDuff é outro grande instrumentista do Hammond B-3

 Jack McDuff é outro gênio da Black Music. Nascido em 1926 em Illinois, aprendeu a tocar baixo e piano em Cincinnati e New York. Na década de 1950 já era fera no baixo num trio formado por Max Roach e Johnny Griffin, quando se apaixonou pelo órgão Hammond B-3. Inspirado por Jimmy Smith (grande tecladista neste tipo de instrumento), Richard Holmes e Don Paterson, logo evoluiu para um estilo distinto caracterizado por Bebop mais delicado e menos voraz que Jimmy Smith. 

 No final dos anos de 1950 trabalhou e gravou com Willis "Gator Tail" Jackson. Quando chegou a década de 1960 formou sua própria banda, lançando discos pela Prestige Records. McDuff tornou-se conhecido no show biz em virtude de seu bom gosto em escolher guitarristas. Ele é quem contratou um jovem em 1963 que iria impactar a Black Music de todo o mundo nas décadas seguintes: George Benson. Para os amantes de Jazz de qualidade é aconselhável ouvir o disco que McDuff gravou junto com Benson. Depois vieram Grant Green, Pat Martino e Mark Whitfield.

  McDuff já gravou mais de 60 álbuns, inclusive atingindo o sucesso comercial com o hit "Rock Candy". Na década de 1970 sua carreira apresentou queda, mas logo se recuperou quando o principiante Joey DeFrancesco reavivou o interesse pelo orgão Hammond B-3. Na trajetória artística de McDuff já gravou com Jimmy Witherspoon, David "Fathead" Newman, Joe Williams, Carmen McRae, Etta James, Yuseff Lateef, Kenny Burrel, Roland Kirk, Sonny Sitt, Gene Ammons e Phil UpChurch. Todos estrelas de grandeza na indústria da música norte-americana


Nenhum comentário:

Postar um comentário