Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 29 de março de 2013

Heatwave: banda multinacional que mesclou Funk com Disco Music



Apesar de ser uma banda multinacional, Heatwave fez muito sucesso nas décadas de 70 e 80


    Nove anos durou a banda Heatwave, mas suficiente para fazer muita gente dançar ao ritmo de suas canções apimentadas com Funk e Disco Music. Era um grupo multinacional, pois tinha norte-americanos (Johnnie Wilder Jr., e Keith Wilder nos vocais, o inglês Rod Temperton (teclados), o suíço Mario Mantese (baixo), Checoslováquio Ernest "Bilbo" Berger (bateria), o jamaicano Eric Johns (guitarra) e o britânico Roy Carter (guitarra).  

  Ficaram conhecidos pelas canções "Boogie Nights" "Always and Forever" e "The Groove Line". O fundador da banda foi o militar americano Johnnie Wilder, baseado na então Alemanha Ocidental (na década de 1970 existiam duas Alemanhas separadas pelo muro de Berlim). Após concluir o Serviço Militar no Exército dos EUA, resolveu permanecer na Europa. Cantou em boates e bares com diversas bandas. Depois mudou-se para o Reino Unido e por meio de anúncio em jornal entrou em contato com o tecladista Rod Temperton. 

   No circuito de boates de Londres passou a se apresentar como Heatwave de Chicago durante o início de 1970, refinando seu som, adicionando batidas funk para as canções de Disco Music. Depois chamou o irmão Keith Wilder, na época tocando numa banda em Ohio, para fazer parte dos vocais. Logo o grupo assinou com a GTO Records em 1976, visto que a Epic Records iria lançar os seus discos nos Estados Unidos. 

    Gravaram o álbum na casa do produtor Barry Blue, auxiliado pelo guitarrista Jesse Whitten, que ficou no lugar de Roy Carter, assassinado a facadas.  Criaram o disco Too Hot to Handle no Outono de 1976. O terceiro single, "Boogie Nights" veio e, 1977, ficando em segundo lugar nas paradas britânicas e Estados Unidos.  Ganharam o Disco de Platina. O álbum Too Hot to Handle foi lançado na Primaveira de 1977, com a balada Soul " Always and Forever" estourando na Hot 100 em abril de 1978 e nas paradas de R&B, rendendo Disco de Platina. 

  Como em time que ganha não se mexe, o produtor Barry Blue continuou à frente da montagem de outros discos da banda. Em 1978 a Heatwave lança o segundo álbum, Central Heating, com o hit " The Groove Line" ficando em sétimo no Hot 100 em julho de 1978, rendendo outro Disco de Platina. No final da década de 1970, Eric Johns saiu e Billy Jones tomou seu lugar como guitarrista. Rod Temperton também deixou a Heatwave, mas continuou compondo canções para o grupo. Depois escreveu hits Funk para Rufus, The Brothers Johnson e George Benson. Repetiu a dose com Herbie Hancock e Quincy Jones. São dele as canções "Rock With You", "Off the Wall" e "Burn This Disco Out" no álbum Off the Wall, gravado por Michael Jackson em 1978.

   Mesmo com as mudanças, a banda Heatwave voltou aos estúdios. Numa festa na casa de Elton John, o baixista Mantese resolveu ir para casa mais cedo com a namorada. Ela o esfaqueou. Internado ficou em coma vários meses. Perdeu a visão, a voz e teve parte do corpo paralisado por causa dos ferimentos. Até hoje não se lembra de nada que aconteceu. Não registrou queixa e após receber alta decidiu morar com a mulher que lhe deixou neste estado deplorável. O baixsta Derek Bramble o substituiu. Também veio o tecladista Calvin Duke e o novo produtor Phil Ramone. Juntos gravaram o disco Hot Property, lançado em maio de 1979.  

   Mas a maré de azar não havia deixado a banda Heatwave em paz. Na Primavera de 1979 o vocalista Johnnie Wilder Jr., sofreu acidente de carro quando visitava familiares em Ohio, Estados Unidos. Sobreviveu, mas ficou tetraplégico. Não pode mais cantar, mas permaneceu como co-produtor da banda, ao lado de Barry Blue. Participou do trabalho em estúdios e em 1980 contribuiu para a gravação do álbum Heatwave, com Temperton fornecendo canções, exceto a faixa " All I Am", composta por Lynsey de Paul. O grupo trouxe James Dean "JD" Nicholas, mais tarde membro dos Commodores, para atuar nos vocais.

   Apesar do single "Gangsters of the Groove", que estourou nos Estados Unidos  e Reino Unido, a popularidade da banda começou a cair, mesmo com o álbum ficando entre os cem mais nos EUA. Em 1982, o disco Heatwave os colocou em cima novamente, com vários sucessos  na parada de R&B. Rod Temperton tinha neste disco o hit "Lettin ´It Loose". 

  A partir dai Derek Bramble saiu da banda, assim como Roy Carter, passando a trabalhar com David Bowie em 1984. JD Nicholas iria substituir Lionel Richie como vocalista nos Commodores. Logo a Heatwave chegou ao fim. No ínicio de 1983 gravaram o álbum The Fire, lançado em 1988. Em meados de 1990, Keith Wilder tentou voltar com a banda, com novos componentes, inclusive fazendo turnês e gravando álbum ao vivo no Greek Theater de Hollywood em 1997. Atualmente, Wilder é  o único membro original da Heatwave. Johnnie Wilder, o fundador do conjunto, morreu dormindo em sua casa em Dayton, Ohio, em maio de 2006. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário