Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 25 de março de 2013

The Fatback Band: outro diamante do Funk da década de 1970



Após longas férias na década de 1980, a Fatback continua em atividade, com shows em diversos países
   Outra grande banda de Funk ( o legítimo dos Estados Unidos) foi a The Fatback Band, que brilhou muito na década de 1970 e início dos anos de 1980 quando resolveram tirar férias. Faziam desde canções humorísticas até jingle para políticos. O grupo era composto pelo baterista Bill Curtis, o trompetista George Williams, o guitarrista Johnny King, o baixista Johnny Flippin, os saxofonistas Earl Shelton e Fred Demerey, o flautista George Adam, o tecladista Gerry Thomas.

  Com esse time eles colocaram vários hits nas paradas, como "Street Dance" (1973), "Wicki-Wacky" e " (Are You Ready) Do The Bus Stop". Gravavam a Funk Music que o público da época gostava, carregado de muito balanço. O grande sucesso da banda foi a canção " Spanish Hustle" (1976) ficando entre as 12 mais nas paradas de R&B dos Estados Unidos. 

Para facilitar a comunicação, a partir de 1977 reduziram o nome da banda para Fatback e colocaram nas paradas seu primeito Top Ten R&B com a canção "I Like Girls" (1978), porém o maior sucesso da banda foi "King Tim III (Personality Jock), considerado por muitos críticos o primeiro RAP a fazer a cabeça dos jovens da década de 1970, bem antes de ganhar vida a armação chamada SugarHill Gang Band. 


  A chegada de 1980 trouxe outros hits como "Gotta Get My Hands on Some (Money)" e " Backstrokin". Até 1982 eles premiaram o público com canções como "Take It Any Way You Want I Can". Neste período a banda recebeu o apoio vocal das três  meninas do Wild Sugar, destacando Evelyn Thomas, principalmente na canção  "Love Spread" (1985). Após esse hit, a Fatback deu uma pausa para retornar às atividades anos mais tarde.

 Em 2012 fizeram vários shows na Europa, agora com novos integrantes  ao time: Cordell "Pete" Everett (vocal e baixo), Ed Jackson (saxofone), Thomas Livingston (percussão), Ledjerick Todd Woods (trompete), George Williams (trompete), Darryl McAllister (guitarrista), Lynel Muldrow (baterista). Com o CD lançado em 2012, Bill Curtis and friends and Fatback, já gravaram 38 állbuns.




Nenhum comentário:

Postar um comentário