Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 21 de março de 2013

The Clark Sisters: O som Gospel que virou lenda


Na cerimônia do Prêmio Grammy, quando receberam o segundo troféu

Ensaio no conservatório, na década de 1960; famoso em Detroit até os dias atuais

  A história do grupo vocal de Gospel mais famoso dos Estados Unidos, The Clark Sisters, começou em 1966, Detroit, Michigan. Lideradas pela organista e vocalista Elbernita "Twinkie" Clark-Terrell, as cinco irmãs não deixaram cair a peteca erguida pela mãe, Mattie Moss Clark. Ela era presidente nacional do Departamento de Música da Igreja de Deus em Cristo, com sede em Memphis e fundou o Conservatório de Música de Clark, em Detroit. Até hoje, as irmãs prosseguem os ensinamentos do Gospel. Neste estilo musical foi o primeiro grupo a ganhar um Disco de Ouro, além de introduzir o conceito de corinhos nas vozes de tenor e soprano.

  The Clark Sisters é composto por Jacky Clark Chisholm, Elbernita "Twinkie" Clark, Dorinda Clark Cole e Karen Clark Sheard. A quinta irmã, Denise Clark Bradford, não se apresenta mais com o grupo desde 1986. Filhas da conhecida diretora de corais gospel dos Estados Unidos, Dra. Mattie Moss Clark, são consideradas pioneiras do Gospel Contemporâneo. Durante as décadas de 1970 e 1980 estiveram sempre nas paradas de R&B e Gospel da Billboard, vendendo milhões de discos. Abriram as portas para talentos como The Winans Family, Bebe&CeCe Winans, Commissioned, Kirk Franklin, Mary Mary entre outros.

 Seus maiores sucessos são os hits " Crossover", "Jesus is a Love Song", "Pure Gold", "Expect a Miracle", "You Brought The Sunshine", "Is My Living in Vain", "Will of Gold", " Hallelujah" entre outros. Já ganharam dois Grammys.  Com 16 álbuns gravados, o último deles saiu em 2009, A Clark Family Christmas, elas venderam milhões de discos, entrando na história da música gospel dos Estados Unidos.

  O curioso é que as Clarks Sisters não utilizam muitos instrumentos em suas apresentações. Centram fogo apenas no vocal e o público sentem o poder da unção existente nos louvores que saem dos seus lábios. Por causa disso ficaram conhecidas como The Sound Clark. Jacky é alto tenor, marcada pelo vocal suave e profundo, Dorinda (alto), a irmã Jazzy é especialista em scats e riffs, Karen (soprano) também é conhecida pelos riffs entoados de seus lábios, além de correr pelo palco e descer até a plateia e por alcance vocal muito elevado. É conhecida  pelo vibrato (prolongamento das notas, num processo semelhante ao eco) nas apresentações ao vivo.

  Twinkie Clark derrama rajadas de Soul, explorando bem suas qualidades de alto, tenor, soprano e baixo, sendo o coração do conjunto musical. No início do grupo foi a encarregada de compor os louvores, cantar, produzir, além de contar com grande capacidade vocal de soprano para contralto. A vantagem da The Clark Sisters é que não existe vocalista único no grupo. Cada uma delas se responsaliza para entoar uma canção. Karen é famosa por soltar a voz no hit " Hallelujah", quando se percebe nitidamente que o público entra em transe durante a apresentação. A vibração aumenta quando ela canta "Blessed and Highly Favored", a vencedora do Grammy.


2 comentários: