Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 2 de abril de 2013

Wanda Jackson: uma das mães e musas do Rockabilly, o Rock and Roll de raiz

Nas décadas de 1950 e 1960, Wanda Jackson foi uma das musas do Rock and Roll, que ainda engatinhava

Wanda é uma das herdeiras do Rock and Roll de raíz, nascido no final da década de 1940


   Aos 17 anos Wanda Jackson estava ainda na metade do Ensino Médio, quando em 1954 o cantor country Hank Thompson a ouviu cantando num programa de rádio de Oklahoma City. Não perdeu tempo e pediu-lhe para gravar com sua banda, Brazos Valley Boys. Até o final da década de 1950, ela se tornou uma das principais cantoras do Rock and Roll de raiz, conhecido por muitos como Rockabilly. Filha de um cantor country, a menina ganhou sua primeira guitarra aos cinco anos de idade. O pai a incentivou a tocar piano, deixando boa impressão musical em sua mente. 

   Ainda criança, Wanda passou a assistir shows de cantores como Tex Williams, Cooley Spade e Bob Wills. Aos 12 anos ela e a família chegaram a Oklahoma City. Dois anos depois ganhou um concurso de caça talentos e como prêmio ganhou um shou de 15 minutos diários numa rádio local. Depois o programa subiu para meia hora. Foi nele que Thompson a ouviu cantar. Depois de aceita na banda Brazos Valley Boys, gravou com o grupo o hit "You Can´t Have My Love" num dueto com Thompson e Billy Gray. A canção lançada pela Decca Records estourou nas paradas dos Estados Unidos.

   Os executivos da Decca se interessaram por Wanda não deixando que ela assinasse contrato com a Capitol Records, selo onde estava Thompson. Ajuizada, insistiu em terminar o Ensino Médio antes de entrar na estrada sinuosa e traiçoeira do Show Biz. Ao segurar o bastão da carreira artística, o pai estava ao seu lado e mãe passou a cuidar do design das roupas de show. A proposta era vesti-la de vestidos de franjas, saltos altos e brincos longos, colocando glamour na Country Music.  

   Na primeira turnê, em 1955 e 1956, perto dos 20 anos de idade, Wanda ficou ao lado de Elvis Presley que a incentivou a cantar o Rock And Roll de raiz. Em 1956 Wanda entrou na Capitol Records e ali ficou até o início da década de 1970. No ano de 1958 lançou " Fujiyama Mama", grande sucesso no Japão. Depois gravou a versão de "Let´s Have a Party" (1960), antes lançada por Elvis Presley, também estourando no Pop Top 40 dos Estados Unidos. 

    Foi nessa época que batizou sua banda de The Party Timers. Em 1961 voltou ao topo das paradas com "Right or Wrong", em seguinda em 1965 fez sucesso na Alemanha com o hit "Santa Domingo", cantada em alemão. No ano de 1966 explodiu novamente com " Tears Will Be the Chaser for Your Wine". Até o final da década de 1960 sua popularidade continuou em alta.

    Nos anos de 1970 acabou nomeada duas vezes ao Prêmio Grammy e grande atração em Las Vegas num show de homenagem aos hits da década de 1950. Antes, em 1961, aos 24 anos, casou-se com o programador da IBM Wendell Goodman Ele desistiu da carreira profissional para gerenciar os projetos de Wanda, mulher muito bonita de rosto e corpo na juventude, numa época que poucos faziam cirurgias plásticas para realçar a beleza. 
 Em 1971 ambos tornaram-se cristãos. No ano seguinte lançou o álbum gospel Praise The Lord. Ali na Capitol, Wanda gravou mais três discos gospel. Na Word Records, para onde se mudou em 1977 lancou outros dois.

   No início da década de 1980 Wanda recebeu convites para tocar Rockabilly na Europa  e participar de diversos festivais. Acabou retornando várias vezes. Recentemente, artistas como Pam Tillis, Jann Browne e Rosie Flores reconheceram Wanda como gtrande influência no Rock and Roll.  Isso ficou bem claro, no disco de Flores, lançado em 1995, com ela convidando Wanda para cantar em dois duetos. O resultado foram turnês por todos os Estados Unidos. A primeira cantando música secular desde a década de 1970, quando se converteu ao cristianismo.

  Em 2010 Wanda voltou ao estúdio para lançar outro CD, produzido por Jack White.O álbum contou composições inéditas e conver de canções de Woody Guthrie, Etta James e Bobby Womack. Ou seja, a raiz da rica década de 1950 permanece nas veias poéticas e artísticas de Wanda Jackson. Cheia de energia no palco, na mesma pegada de Brenda Lee, a voz grave dela continua seduzindo os amantes do Rock and Roll de raiz há mais de 60 anos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário