Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 21 de março de 2013

Lenny Williams: cantor de canções para curar dor de amor


Williams é uma das mais belas vozes da Black Music

   Lenny Williams é o cantor ideal para interpretar baladas "mela-cueca", daquelas em que o sujeito atacado com dor de corno ouve a canção milhares de vezes e não se cansa.

   Nascido em Little Rock, Arkansas, mesma cidade do ex-presidente Bill Clinton, ele é considerado como um dos mais influentes cantores de R&B e Soul Music. Quando se ouve o hit "Because I Love You" é possível perceber o estrago que a voz de Williams provoca em corações apaixonados e desapaixonados. Gravado no álbum solo So Very Hard To Go, o seu estilo atravessou fronteiras, influenciando novos talentos da Black Music deste milênio. 

  Ainda jovem aprendeu a tocar trompete na época em que estudava no Ensino Fundamental. Ali surgiu o interesse pela música. A habilidade para cantar despertou quando passou a soltar sua voz em corais e conjuntos vocais. Trabalhou ao lado de ícones como Andre Crouch e Billy Preston, considerado por muitos o quinto Beatles.

 Após vencer vários concursos de caça talentos, muito comum nos Estados Unidos, assinou o primeiro contrato com a Fantasy Records. Ali gravou os singles "Lisa Gone", hoje considerado clássico do R&B, e "Blue Feelin", composta por John Fogerty da banda de rock Credence Clearwater Revival.

  Depois passou pouco tempo pela Atlantic Records antes de investir em carreira solo. Em 1972 uniu-se à banda Tower of Power, que começava ganhar força como ícone do Funk. Nesta empreitada vieram os hits "So Very Hard To Go" e  "Don't Change Horses (In The Middle Of The Stream)". Nos dois anos em que ficou na Tower of Power, Williams participou de três álbuns marcantes no grupo, além de turnês por todos os Estados Unidos, Europa e Ásia.

  No final de 1975 voltou aos projetos solo. Assinou com a Motown Records, depois foi para ABC Records, após dois anos. Até 1981 lançou vários sucessos, como "Shoo Doo FuFu Ooh", " Choosing You", " You Got me Running", "Love Hurt Me Love Healed Me" e " Midnight Girl". Os discos Spark of Love e Love Current impactaram os fãs, principalmente por causa do hit "Because I Love You", do álbum Spark of Love.

  Após sair da MCA, que havia comprado a ABC Records em 1979, Williams lançou discos nos selos independentes Rockshire e Knobhill. Em 1986 foi convidado para cantar no grupo vocal Don't Make ME Wait For Love, liderado pelo saxofonista Kenny G. O single tornou-se Top 20 nas paradas Pop e R&B dos Estados Unidos.


  Da década de 1990 em diante, Williams prosseguiu em carreira solo com turnês por diversos países do mundo, principalmente em 2004 e 2005. Também participou de filmes de Hollywood ao lado de estrelas como Deborah Cox, Mel Jackson e Martha Washinghton. Enquanto tiver fôlego, vai continuar derretendo corações ao soltar sua voz em belas canções que entraram nas vidas de vários fãs em todo o mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário