Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 29 de março de 2013

Big Joe Turner: um dos pais do Rock and Roll



Turner pegou o início do Rock and Roll no final da década de 1940
Sem Big Joe Turner a história do Rock and Roll teria sido diferente. Ele é considerado um dos pais desse estilo musical que sacode o mundo até hoje, junto claro com Fat Domino, Chuck Berry e Little Richard, outros responsáveis pela nitroglicerina que embala os jovens até agora.

  Nascido em 1911, Turner era excelente Bluesman. Quem o conheceu em Kansas City, onde nasceu, nunca irá esquecê-lo. O curioso é que Turner chegou ao auge do sucesso perto dos 40 anos (no final da década de  1950), quando o Rock começava engatinhar. 

Suas gravações pioneiras do Rock são "Shake, Rattle and Roll" entre outras. Dos de 1920 até 1980 ele colocou fogo no mundo do show biz. Conhecido como The Boss of the Blues, por causa da altura e peso, os primeiros passos na carreira musical ocorreu numa igreja Batista. Após perder o pai aos quatro anos de idade, passou a cantar nas esquinas para ganhar dinheiro. Saiu da escola aos 14 anos e foi trabalhar em bares noturnos de Kansa City, primeiro como cozinheiro, depois como garçom. No The Sunset conheceu o pianista Pete Johnson. 

  No Sunset, administrado por Piney Brown, Turner compôs "Piney Brown Blues" em sua homenagem e essa canção ele a interpretava sempre, até o final da carreira interrompida em 1985 por um ataque do coração, na Califórnia, aos 74 anos. O curioso é que apenas em 1983 ele foi induzido ao Blues Hall of Fame e em 1987 no Rock and Roll Hall Fame. 

  Para medir o tamanho do seu talento é interessante ouvir as canções "Roll Em Pete" (1938), que vendeu 1 milhão de cópias em 1954, "Honey Hush" (1953), também atingiu 1 milhão de discos vendidos, "Shake, Rattle and Roll (1954), regravada por Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Bill Haley, "Flip Flop and Fly" (1966), "Cherry Red"(1956), "Corrine, Corrina" (1956), que ficou 10 semanas nas paradas da Billboard, "Wee Baby Blues" (1956) e "Love Roller Coaster (1956". 




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário