Eldra Patrick é o cabeça da família DeBarge |
Quem curtiu a banda formada pelos irmãos DeBarge no começo da década de 1980 vai se lembrar de Eldra Patrick, hoje com 51 anos. Cantor de R&B/Pop e Soul Music/RAP, é mais conhecido pelos hits "Who's Johnny" , "Love Always" e " Everywhere I Go", faixa do seu último CD lançado em 2013. Nesta canção, um RAP recheado de piano Rhodes, sintetizador e bateria eletrônica, Patrick canta de forma suave, num ritmo gostoso para se ouvir sentando à beira da praia ou mesmo passeando de mãos dadas com alguém que gostamos.
Patrick já foi canditado três vezes ao Grammy. Também trabalhou com Tone Loc, Quincy Jones, Fourplay and DJ Quik. Nascido em Detroit, Michigan, é o sexto filho de dez irmãos. Quando criança cantava no grupo de louvor da igreja e tocava piano. Aos 13 anos sofreu a dor do divórcio dos pais. Cresceu imitando o irmão mais velho, Bobby.
Em 1975, com 14 anos, decidiu correr atrás do sonho de ser artista. No ano seguinte foi pai (mais tarde teria 11 filhos). Em 1977 saiu da escola e começou a tocar com seus irmãos em clubes de Michigan. Dois anos depois Bernd Lichters os colocou na MCA Records. Gravaram um álbum como Banda Smash, composta por ele, os irmãos Mark, Randy, os primos Andre Abney, Elliot e Stanley Townsend Hood. Bunny, a irmã mais velha, uniu-se ao grupo depois.
Porém o sucesso, Patrick teve pique para se apresentar sozinho diante do manda chuva da Motown Records, Berry Gordy. Ganharam um contrato e passaram ser conhecidos como The DeBarges. Gordy, macaco velho, lapidou a banda com canções comerciais e de arranjos e produção fáceis. Lançaram os álbuns This is My Dream e Reaching for Tomorrow. O primeiro trabalho de Patrick, em 1979, na Motown, foi como backing vocal nos hits " I Call Your Name", "Love Over and Over Again" e "My Friend in the Sky", essa última composta pela irmã Bunny e o irmão Bobby.
Os primeiros três anos da década de 1980 renderam vários sucessos ao grupo, como "I Like It", "Love Me in a Special Way" , "Time Will Reveal". Patrick era o produtor e arranjador de todos os discos que a banda gravava na Motown. Mas a pressão em tornar Patrick artista solo, longe dos irmãos, começou a provocar discussão entre eles. Era a mesma tática aplicada com Smokey Robinson e The Miracles, na década de 1960.
Para colocar mais água quente ao molho, a Motown pediu para Patrick produzir sozinho o álbum Rhythm of the Night, sem qualquer ajuda dos seus irmãos. O disco vendeu bastante. A faixa título estourou em cinco países, incluindo Estados Unidos e Reino Unido. Em 1986 ele saiu da banda. Lançou três discos, todos um fracasso de vendas. Em 1990, a Motown o jogou na rua. Foi para a Warner Bros. Dois anos depois Maurice White, fundador da Earth, Wind and Fire, produziu seu disco, destacando o hit "You Know What I Like". A crítica percebeu que o álbum era muito parecido com estilo de cantar de Marvin Gaye.
Patrick passou a colaborar em projetos de outros artistas, incluindo o irmão Chico e o DJ Quik entre outros. Entre 1994 e 2009 não lançou nenhum CD. Só em 2010, após 16 anos, gravou o álbum Second Chance. O CD teve como destaque os hits " Second Chance" e "Lay With You" (responsável por três indicações ao Grammy). Patrick continua sendo o único membro da família DeBarge a ter indicações ao Grammy.
Os traumas familiares, como lembranças do seu pai que abusava de seus irmãos na infância, as brigas entre ele e a esposa, e por fim a morte do irmão Bobby por overdose de drogas, em 1995, deixaram marcas profundas em Patrick. Comentam-se que ele nunca se recuperou totalmente da perda do irmão mais velho. Para superar já apresentou diversas canções de Bobby em seus shows. Em 2001 acabou preso por porte de cocaína. Cinco anos depois foi detido novamente.
Em 2007 uma disputa doméstica o levou para a cadeia. No ano seguinte a polícia o surprendeu com grande quantidade de crack e outras drogas, quebrando os termos de sua liberdade condicional. A Justiça o condenou a dois anos de prisão na Califórnia. Em 2011 cancelou vários compromissos para se internar numa clínica para drogados. Só voltou ao trabalho em fevereiro de 2012. Até quando ninguém sabe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário