Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 8 de março de 2013

Whodini: depois deles o Hip-Hip nunca mais foi o mesmo

Whodini nasceu no bairro do Brooklin, em Nova York

  
 Um dos grupos que fez a cabeça da rapaziada na década de 1980 foi o Whodini. Formado em 1981 no bairro do Brooklin, Nova York, o trio consistia no vocalista e compositor Jalil Hutchins, John Fletcher (vocal) e Ecstazy Aka, conhecido por usar um chapéu semelhante ao do personagem Zorro. Na praia do Hip-Hop, Whodini estourou nas paradas das rádios de programação popular dos Estados Unidos e também nos bailes de Black Music de todo o mundo, inclusive no Brasil.

  Eles ajudaram abrir caminhos para grupos como Fat Boys, Grandmaster Flash  and Furius Five, entre outros. Administrado por Russell Simons, irmão de Joseph “Run” Simmons do Run-DMC, eles assinaram contrato com gravadora independente Jive, em 1982. Colocaram vários hits nas paradas norte-americanas. 
 
   Em 1983 gravaram o disco com o nome da banda e o primeiro single “Haunted House of Rock virou tema da série Halloween nas emissoras dos Estados Unidos.  Thomas Dolby ajudou a produzir outras canções, como “Magic Wand”, composta inicialmente como jingle para uma rádio de Nova York.

  No ano seguinte  lançaram o álbum Escape, incluindo os hits “Five Minutes of Funk”, “The Freaks Come Out at Night” e a instrumental “ Featuring Grand Master Dee”, além de “Big Mouth” e “Friends”.  Essas canções inovaram o Hip-Hop, pois cada composição contava uma história única do ponto de vista urbano. O álbum ganhou o Disco de Platina, vendendo mais de 1 milhão de cópias. A versão instrumental de "Cinco Minutos de Funk" foi usada como música tema para a TV WNYC Music Box Video Show, um influente no início do hip hop video show de música. 

A versão instrumental de " Five Minutes of Funk" foi usada como tema musical para um programa de televisão em Nova York. O disco de vinil, fora de catálogo, acabou lançado duas vezes ( 1992 e 2002). É bem disputado por colecionadores de Black Music. O ano de 1986 marcou a gravação do álbum Back in Black, destacando os hits " Beat Funky" e a polêmica " I´m a Ho". Essa época foi a fase mais produtiva do Whodini, pois fizeram diversas turnês ao lado de outras bandas de Funk. Em 1986 fizeram um show histórico num estádio da Filadélfia para 18 mil pessoas. 

 Foram pioneiros como grupo de RAP a excursionar para o Reino Unido e outros países da Europa. Em 1987 ganharam um Disco de Ouro, com o álbum Open Sesame. Na década de 1990, a banda tentou retornar e nesse mesmo ano assinou com a MCA Records e lançaram Bag A-Trix, sem qualquer impacto comercial. Em 1994 conseguiram fazer sucesso com o hit "It All Comes Down to The Money", co-produzido por Public Enemy.

  Depois lançaram em 1996 o álbum Six, com o single "Keep Running Back" ganhando destaques nas paradas de R&B. A partir dai passaram a viver do sucesso dos velhos hits. Nesta pegada saíram em 1995 The Collection Jive, Vol.1; RAP Attack (2003) e Funky Beat: The Best of Whodini (2006). Esse CD teve sete minutos do "Whodini Mega Mix", um resumo de alguns dos maiores hits da banda. Atualmente eles viajam de vez em quando, ganhando dinheiro com seus hits do passado. Encostaram o burro na sombra. 

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário