Postagem em destaque

Macy Gray, cantora que a Atlantic Records recusou gravar

Radiografia da Notícia *  Na virada do milênio, ela aproveitou sua voz totalmente única e um senso de estilo estranho para o estrelato pop *...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Bobby Byrd: a segunda voz de James Brown

Em setembro de 2007, a black music perdia o talento de Bobby Byrd, morto aos 73 anos. Ele foi muito amigo de James Brown, o qual conheceu em 1952, quando morava na Geórgia. Chegaram a tocar juntos num grupo chamado Avons. Anos mais tarde, este conjunto seria responsável por colocar Brown nas paradas. Se ambos fossem mulheres, Byrd teria sido Florence Ballard e Brown Diana Ross, visto que Ballard fundou as Supremes, Diana tentou e conseguiu sucesso na carreira-solo.
Byrd colaborou para o avanço da black music nos Estados Unidos, ao colocar fogo no show-biz por meio do Soul, Funk e Jazz. Ninguém nunca questionou o seu talento. Se fosse usar uma metáfora do futebol, James Brown seria zagueiro e Byrd um grande meio-campista. Mesmo assim ele ficou ao lado de Brown até 1973. Neste período viu seu amigo assumir o posto de comando do grupo, com o nome James Brown e os Famous Flames. O som evoluiu, numa mistura de R&B e Funk. Byrd tornou-se cantor de backup e um sideman. Mas sua voz continuou forte, servindo de contraponto ao vocal de James Brown. Quando Brown gritava "Stand Up" em "Sex Machine", a voz de Byrd respondia "Get Up". Ele fez backing vocal para a maioria dos grandes sucessos de Brown.
Byrd nunca escondeu a paixão pelo Jazz. Principalmente ao longo das décadas de 1960 e 1970. Exemplo disso é com hit "I Know You Got Soul". Após sair das asas de Brown em 1973, ele continuou lançando boas músicas. Sua gravação mais recente é de 2005: "Back From The Dead".



3 comentários:

  1. Era também um grande monstro nos vocais, e por isso pode também ser considerado uma grande voz!

    ResponderExcluir
  2. O cara era um monstro sagrado da R&B e do Funk e Jazz

    ResponderExcluir
  3. Cantava demais. Assim como muitos artistas da Black Music norte-americana. Aproveite e divulgue mais ainda este blog.

    ResponderExcluir