Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Skeeter Davis: a cantora perseguida por Richard Nixon

A carreira de Skeeter Davis ( Mary Frances Penick) começa no final da década de 1940, quando ainda na adolescência entrou para o grupo The Sisters Davis e, em 1951, assinou contrato com a RCA Victor Records. Foi uma das primeiras a alcançar o auge da Country Music naquela época. Dois anos depois, em dupla com a amiga Betty Jack estourou nas paradas com o hit "I Forgot More Than You´ll Ever Know" (http://youtu.be/DfZABhjVm2A). A canção ficou oito semanas no primeiro lugar no top da Billboard.
Enquanto desfrutavam do gosto doce do sucesso, um acidente de carro matou Betty Jack e deixou Skeeter Davis gravemente ferida. Após casar-se em 1953, deixou de cantar e retornou às atividades em 1958. Ao lado do produtor Chet Atkins grava "Lost To a Geisha Girl " (http://youtu.be/EYkzLmogKGg), Country com batida de Rock, na época ainda recém-nascido. A música tornou-se o primeiro grande sucesso solo de Skeeter Davis.
Com hit "Homebreaker" (http://youtu.be/9kwKUylvvEE) acabou sendo a primeira cantora da Country Music indicada ao Grammy.
Nos primeiros dois anos da década de 1960, teve dez hits nas paradas. Entre eles "(I Can´t Help You) I´m Falling Too" (http://youtu.be/nZe8svnLWmU) e "My Last Date (With You" (http://youtu.be/-BLR5R8b-Ao), que ficou em segundo lugar no gosto do público. Algo inédito para uma cantora country.
Em 1963 Skeeter Davis emplacou aquele que ficou conhecido como o maior sucesso de sua carreira. O hit "The End of World" (http://youtu.be/BweCXILNe28). Estourou nas paradas, inclusive na especializada em Blues. Tornou-se a primeira cantora branca a emplacar uma canção neste segmento dominando pelas interprétes negras. Vendeu mais de 1 milhão de cópias e ganhou seu primeiro disco de ouro.
No ano seguinte recebeu cinco indicações ao Grammy pela canção "He Says The Same Things To Me" (http://youtu.be/TbqSqSRglH0). O ano de 1964 marca a regravação do hit " Gonna Get Along Without You Now" (http://youtu.be/cW_xw33lzvc). A música emplacou nos bailes e até hoje é grande ferramenta nas mãos dos bons DJs.
Skeeter Davis, além de grande vocalista, escreveu mais de 70 c0mposições. Até 1973 saboreou o gosto doce do sucesso. Depois enfrentou grande polêmica, auge do governo Nixon, quando dedicou uma canção Gospel para um evangelista preso pela polícia de Nashville.Ficou 15 meses afastada do mercado da música e boicotada por diversas casas de espetáculos. Nesse período viajou para África numa campanha de evangelização.
Até o ano 2000, Skeeter Davis continuou fazendo shows. Aproveitou, nas décadas de 1980 e 1990, para fazer remake de seus maiores sucessos. Morreu de câncer em setembro de 2004 aos 72 anos.

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário