Postagem em destaque

Macy Gray, cantora que a Atlantic Records recusou gravar

Radiografia da Notícia *  Na virada do milênio, ela aproveitou sua voz totalmente única e um senso de estilo estranho para o estrelato pop *...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Louis Prima: um dos reis do Swing


Os bons bailes das décadas de 1960, 1970 e começo da de 1980 eram repletos dos samba-rocks de Louis Prima. Neles eram visíveis os arranjos de metais, contrabaixo e piano, além da inconfundível voz de Prima. Conhecido como Rei dos Swingers, era cantor, ator e grande trompetista. Até morrer em 1978, deixou sua marca no show-biz. No Brasil, o hit mais famoso dele é "Fee Fie Foo", do álbum Stricly Prima, lançado em 1959 pela Capitol Records, que agitou muito baile.

Nascido em Nova Orleans, em 1910, ele estudou violino por muitos anos. O irmão mais velho, Leon, era destacado líder de banda daquele Estado. Prima tinha orgulho de suas raízes e deixava bem claro em suas apresentações que sua família tinha emigrado da Itália para os Estados Unidos. Sua forma de cantar e tocar acabou absorvida pela influência de Louis Armstrong, particularmente a voz rouca e seus scats.

Quando criança tocou trompete com Irvinge Fazola, antes de forma sua banda, Louis Prima´s New Orleans Gang. Foi para Nova York em 1934, aos 24 anos, para trabalhar na 52ndStreet com amigos de Nova Orleans como Eddie Miller (sax tenor e clarinete), e George Brunies (trombone) e novos colegas como Pee Wee Russell (clarinete).

O hit "Sing, Sing, Sing", composta por ele em 1936, tornou-se um dos maiores hits e uma das mais regravadas na era do Swing (conhecido no Brasil como balanço). A versão de Benny Goodman na casa de espetáculos Carnegie Hall com participação de Gene Krupa na bateria virou clássico.

Após algum tempo, Prima mudou-se para Los Angeles para comandar a boate Famous Door. Aproveitou e participou de vários filmes em Hollywood, incluindo O Último Romântico, ao lado de Bing Crosby, de 1936. Quatro anos depois passou a cantar com Keely Smith (mais tarde sua quarta esposa) e depois com o saxofonista e arranjador Sam Butera para liderar sua banda Sam Butera and The Witnesses.

Em 1959 ao lado de Keely ganhou o Grammy  de Melhor Performance de Grupo ou Coral por "That Old Black Magic". Em 1967 emprestou sua voz para o filme Mogli - O Menino Lobo, produzido pela Disney, dublando o orangotango Rei Louie. Deu sorte ao cantar o hit "I Wan´na Be Like You", da trilha sonora original, acabou gravando dois álbuns com Phil Harris pela Disneyland Records. Ele também pode ser ouvido na trilha do filme/desenho dos Flinstones, The Man Called Flintstone.

Mesmo após sua morte em 1978, diversas canções de Prima continuaram regravadas por outros artistas, como David Lee Roth, Brian Setzer, Big Bad Voodoo Daddy, Smash Mouth, Los Lobos. Membros sobreviventes do Bill Haley & Seus Cometas incluíram diversas músicas dele, como "Buona Sera", em seus discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário