Postagem em destaque

Macy Gray, cantora que a Atlantic Records recusou gravar

Radiografia da Notícia *  Na virada do milênio, ela aproveitou sua voz totalmente única e um senso de estilo estranho para o estrelato pop *...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Freda Payne: longevidade na Black Music

Freda Payne é conhecida por vender milhões de discos com o hit "Band of Gold" na década de 1970. Também é atriz de diversos filmes musicais e de talk show na televisão norte-americana. Com 70 anos, nascida em Detroit, cresceu ouvindo a nata da Black Music: Ella Fitzgerald e Billie Holiday. Na adolescência participou do Instituto de Artes Musicais de Detroit.

Logo começou a cantar em programas de rádios, principalmente jingles e ganhou diversos concursos locais de caça talentos. Em 1963, aos 20 anos, mudou-se para Nova York e trabalhou com Quincy Jones, Pearl Bailey e Bill Cosby.  No ano seguinte gravou seu primeiro disco After the lights go out and Lower Great More! Em 2002 este álbum acabou editado como CD no Japão. Em 1967 grava o segundo disco, também na linha de Jazz: How do you say I do not Love You Anymore pela MGM Records.

Nessa época apareceu em programas de TVs, incluindo diferentes shows como The Merv Griffin Show e The Tonight Show Starring Johnny Carson. Freda Payne, em 1969, retorna a Detroit junto com os seus amigos Brian Holland, Lamont Dozier e Holland Edward Jr. Foi convencida assinar contrato com a recém-criada Invictus Records.  Nesse mesmo ano estourou com o hit "Unhooked Generation".

Pouco tempo depois, os donos da gravadora sugeriram que ela gravasse "Band of Gold", escrita por Lamont Dozier, com o pseudônimo de Edythe Wayne, e Ronald Dunbar. No começo de 1970, a canção virou epidemia Pop nas paradas, chegando ao terceiro lugar nos Estados Unidos e primeiro no Reino Unido, por seis semanas consecutivas. Ganhou o primeiro Disco de Ouro, ao  vender 2 milhões de discos.

Pouco tempo depois lançou outro disco com os hits " Deeper and Deeper", "You Brought the Joy" e a canção de protesto contra a Guerra do Vietnã, "Bring the Home Boys", que lhe renderam o segundo Disco de Ouro em 1971. Até 1973, Freda Payne lançou três álbuns pela Invictus Records: Contact (1971), The Best of Freda Payne (1972) e Reaching Out (1973).

Foi para a ABC e depois Capitol Records, mas não desfrutou do sucesso comercial encontrado na Invictus Records. Ali gravou um dueto com o grupo Tavares, "I Wanna See You in Brief" em 1977. Até 1979 lançou três álbuns no auge da Disco Music, como "Stares and Whispers", " Supernatural High" e "Hot". O primeiro tinha a nitroglicerina "Magnet of Love", produzido por Frank Wilson.

Após essa fase, em 1981, investiu num talk show e trabalhou em filmes e peças na Broadway durante a década de 1980. Porém nunca desistiu da música. Em 1982 lançou o hit " In Motion" para o selo Sutra Records, em Nova York. Aproveitou e fez o remake de "Band of Gold" com Belinda Carlisle. Em 1990 lançou três canções para Ian Levine, além dos álbuns Freda Payne Sings, I Hate Barney Songbook, A Parody e An Evening with Freda Payne: Live in Concert. Nesse período investiu na carreira de atriz.

No começo de 2001 lançou o CD Come See About Me para a Volt Records, cuja faixa título é um remake de The Supremes. Dois anos depois apresenou o show Love & Payne, com Darlene Love em Nova York.  Em 2009 marcou presença no programa American Idol e cantou "Band of Gold". No ano seguinte uniu-se a Kanye West, Jordin Sparks, Jennifer Hudson, Barbra Streisand e diversos artistas no show We Are The World para o Haiti. Ao lado de Cliff Richard, em 2011, gravou o dueto "Save a Life". Novamente interpretou seu hit eterno "Band of Gold.


Nenhum comentário:

Postar um comentário