O conjunto original The Platters surgiu em 1953 em Los Angeles, obra do cantor de voz grave, Ralph. Na época tinham contrato com a Federal Records, mas com pouco sucesso até encontrar o compositor Buck Ram. Ele fez algumas alterações no grupo, principalmente com a entrada do vocalista Tony Williams (saiu em 1961) e Zola Taylor (substituída por Sandra Down). Registraram sete singles no estilo R&B/Gospel. É dessa época "Only You", um dos maiores sucessos do conjunto, regravado por inúmeros artistas décadas depois. O curioso é que o hit, escrito por Ram para o grupo Ink Spots, foi considerado de baixa qualidade pelos executivos da gravadora.
Os Platters originais incluiam o vocalista Cornell Gunter, Herb Reed (único membro original do grupo morreu em junho de 2012, aos 83 anos), Alex Hodge, Joe Jefferson e David Lynch (morreu em 1981). O conjunto sofreu várias mudanças e os ex-membros formaram grupos dissidentes, dificultando o público reconhecer qual Platters era original. Buck Ram, o grande mentor da banda, faleceu em 1991, aos 83 anos. Tommy Smileu, responsável pela imortalização do hit "Only You" morreu em 2006. The Platters continua se apresentado atualmente.
Esperto, Ram convenceu a Mercury Records de que "Only You" tinha potencial. Levou os Platters para uma sessão de regravação. Lançada no Verão de 1955, foi a primeira canção deles a chegar ao Ten hit Top nas paradas Pop. Durante sete semanas ficou no topo das paradas de R&B. Depois veio "The Great Pretender", escrita no banheiro de um hotel em Las Vegas. Os Platters tornaram-se febre nacional nos Estados Unidos.
Em 1956 eles aparecem num dos primeiros filmes baseados no então recém-nascido Rock and Roll : Rock Around the Clock. A qualidade dos Platters era o vocal superafinado. Logo vieram canções como "Twilight Time", "Harbor Lights", "My Prayer", To Each His Own," "If I Didn't Care" e "Smoke Gets In Your Eyes." Esta última canção mostra o quanto as pessoas ficam cegas ao se apaixonar por alguém. Faz sucesso até hoje. Estouraram nas paradas da Europa também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário