Postagem em destaque

Lauryn Hill, outra pedra preciosa da Black Music

Radiografia da Notícia *  Após seu sucesso, Hill era uma espécie de enigma, sua produção gravada limitada a um set ao vivo *  Criada em Sout...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Wild Cherry: a lenda de "Play That Funky Music"


Energia pura. Essa é a definição correta para a banda Wild Cherry. Desde 1976, quando colocaram nas paradas o hit "Play That Funky Music", número um na Billboard Hot 100 e responsável pelo primeiro Disco de Platina da banda, que eles colocam fogo nas pistas de danças de todo o mundo. Tudo começou com o vocalista Parissi, o guitarrista Bryan Bassett, o baixiste Allen Wentz e o baterista Ron Beitle, além da metaleira comandada por Chuck Berginc, Jack Brndiar, Joe Eckert e Rick.

O nome dessa famosa música do grupo veio da observação do baterista Beitle durante uma pausa no Clube 2001, em Pittsburg. Eles tocaram muito rock pesado, mas naquela época o que pegava era Disco Music. O público começou a pedir esse tipo de canção. Foi quando Beitle pensou em colocar um pouco de Funky Music na pista. Escreveu a frase num bloco de pedidos do bar. Mais tarda gravaram em Cleveland, em ritmo de Funk.

Estava previsto para o hit ser lançado no lado B de um disco de vinil, de uma coletânea que aparecia os Commodores. Porém, quando o dono da gravadora viu a canção, resolveram mudar. A Epic Records pegou o hit e distribuiu em nível mundial. Vendeu mais de 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Alguns anos depois, essa música serviu de inspiração para o grupo Ohio Players compor "Fire", com linha de contrabaixo semelhante e batida de guitarra também.

Depois o rapper Vanilla Ice lançou outra canção, mas semelhantes a "Play That Funky Music". Parissi, do Wild Cherry não gostou da história, pois sequer foi ouvido. Moveu processo e ganhou US$ 500 mil por violação de direitos autorais. Ela entrou na lista da Billboard como uma das canções mais ouvidas da história. A partir a banda passou a viver de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário