Os Stylistics é a marca registrada das baladas em ritmo de Soul Music. A parceria com o compositor Thom Bell (era pianista clássico) rendeu ao grupo diversos sucessos na década de 1970 e milhões de discos vendidos em todo o mundo. É o caso de "You Make Me Fell Brand New" (http://youtu.be/qyD5tAGBP9U). O hit foi um estouro, inclusive no Brasil, onde o grupo se apresentou no Centro de Convenções do Anhembi, em 1974, na esteira de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
Além de bons arranjos, preparados com mestria por Van McCoy e ótima produção da dupla Hugo & Luigi, o vocal dos Stylistics é primoroso. Nos discos é visível a voz em falsete de Russel Thompkins Jr. Em "You Make Me Fell Brand New" ele faz a segunda voz após a introdução das primeiras estrofes.
No álbum, gravado em 1974, as três primeiras faixas do lado 1 seduziram os ouvidos dos eternos românticos. "Let´s Put It All Together" (http://youtu.be/Ly2fZAKhlUo). A introdução de piano e suaves strings, aliados ao excelente vocal, foram a razão de tornar imortalizada esse hit na programação das boas rádios FMs.
A música que abre o disco, "We Can Make It Happen Again" (http://youtu.be/cNLwgas8-so) é outra massagem para os ouvidos. Visto que o maestro Van McCoy sabia fazer arranjos leves, baseados em teclados, com infinitos strings, e solos sutis de guitarra. A bateria soava, sempre, bem leve. Não descia a mão, como ocorria nos conjuntos do cast da Motown ou Stax Records.
Como emplacaram diversos hits nas paradas, os Stylistics deram-se ao luxo de fazer turnês escoradas em cima de seus flash backs. É o caso de " Maybe It´s Because You´re Lonely" (http://youtu.be/KWugm-lpBZU), faixa do álbum Fabulous de 1976, quando o grupo ainda tinha cinco integrantes. O mesmo se repete com " Because I Love Girl" (http://youtu.be/yEq1qfS0J1c), outra Soul Music romântica.
Uma das estratégias dos Stylistics, em mais de 40 anos de estrada, foi não mudar a maneira de cantar. Resistiram aos modismos das décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000. Adotaram a máxima de que em time vitorioso não se mexe. Há 10 anos Thompkis Jr., saiu e entrou em seu lugar Eban Brown, de falsete mais espesso, porém sem a sensibilidade de Thompkis Jr. A tônica é a mesma: letras falando do amor entre um casal, recheado de bons arranjos de teclados, strings e bateria bem mansa. Barulho passa longe dos Stylistics.
Nenhum comentário:
Postar um comentário