Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Lenny Welch: a cópia de Johnny Mathis que não vingou

Por erro de cálculo, Welch travou sua carreira artística
  Lenny Welch começou a cantar na adolescência em grupos e depois participando de shows de talentos. Nessa época fez um teste na Decca Records, em Nova York. 

Aprovado, os executivos da empresa os batizaram de Lenny em vez de Leon, o nome original. Gravou o primeiro disco que teve poucas vendas. Após dois anos, o lutador profissional Coley Wallace o apresentou para Archie Bleyer, dono da Cadende Records.

  Logo lançou o hit “You Don´t Know Me”. Não teve grande impacto quanto o segundo single, "Since I Fell for You”, 5º lugar nas paradas dos Estados Unidos em 1963. Vendeu muitos discos. 

Depois explodiu com “Ebb Tide” e passaram chamá-lo de outro Johnny Mathis. No ano seguinte Bleyer passou a gravadora para frente. Andy Williams compra e muda o nome Barnaby Records.

  Após colocar vários hits nas paradas, Welch foi prestar o Serviço Militar, cantando para a tropa que começava a perder muito sangue na Guerra do Vietnã no segundo ano de combate. Porém aproveita os finais de semana para promover seus lançamentos, agora pela Kapp Records. Neste selo lançou as canções “Darling Take Me Back”, “Two Different Worlds” (1965), “Please Help Me, I´m Falling” (1966) e “The Right to Cry” (1967).

 Para ganhar mais destaque na mídia, passou a fazer vários shows em Las Vegas, vendendo a imagem de cantar igual a Johnny Mathis e Andy Williams. Acabou conquistando espaços em grandes clubes, mas sem grande estouro nas paradas. Optou em gravar uma antologia, cobrindo o período de 1958/1966 para a Taragon Records. Por falta de sabedoria, sua carreira estacionou na década de 1960, quando ainda tinha muito espaço para explorar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário