Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A sensibilidade do saxofone de Junior Walker

Junior Walker, na década de 1960, provou que era um dos grandes talentos da Motown Records. Ele e sua banda All Stars, apoiado no som de seu saxofone, colocou diversos hits nas paradas de sucessos, além de deixar sua marca em diversos bailes. Acabou, também, influenciando várias gerações de músicos que tocavam funk (o legítimo dos Estados Unidos).
Foi em Michigan, onde mudou-se ainda criança, que Junior Walker acabou descoberto pelo lendário cantor e produtor Harvey Fuqua. Na Motown, apoiado pelo trio All Stars (Tony Washington, Willie Woods e Victor Thomas) estourou em 1965 com "Shotgun" (http://youtu.be/YnhI_ECOAK4). A música ocupou o quinto lugar das paradas de sucesso.
Em seguida incendiou as rádios e programas de televisão com " I´m a Road Runner" ( http://youtu.be/7Ek1UslvFps) , "How Sweet it Is" ( http://youtu.be/b35kP8MvV4U ) foi o hit em 1964 que ajudou Junior Walker conquistar diversos fãs. Essa música acabou regravada por diversos cantores, entre eles Marvin Gaye, James Taylor, Cissy Houston (mãe de Whitney Houston) , "Shake and Fingerpop" (http://youtu.be/gTNf7QvkNa4) e "Gotta Hold on To This Feelings".
Em 1969 gravou o maior sucesso de sua carreira, nos Estados Unidos e Brasil: "What Does It Take (To Win Your Love)" (http://youtu.be/wzPQe8JYJns) , regravado mais tarde por Kenny G. A balada virou disco obrigatório nas mãos dos bons DJs nas décadas de 1970 e 80. Fazia o arder o fogo da paixão numa festa. Em 1977 estourou nos bailes de black music brasileiros com o hit "Fell Like Makin´Love (http://youtu.be/feJdZk6r-Ac). Aliás, essa música entrou na coletânea Verão 77 da rádio Difusora Jet Music.
No ano de 1981, após algum tempo longe das paradas de sucesso, Junior Walker é convidado pelo grupo de rock Foreigner, para colocar um solo de saxofone na faixa "Jumpy". Na improvisação, ele surpreendeu os rapazes. Criando um dos mais lindos solo de sax em uma canção de rock. O hit emplacou, rendendo a Junior Walker a gravação, em 1983, do álbum Blow Down The House. Com a carreira ganhando fôlego novamente, fez várias turnês no restante da década de 1980. Iria mais longe, porém o câncer o matou em 1995.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário