Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sábado, 20 de agosto de 2011

Etta James continua grande dama do Blues

Aos cinco anos de idade, em 1943, Etta James era um prodígio. Cantava Gospel tanto no coro da igreja Batista quanto nas rádios. Ao completar 12 anos mudou-se para San Francisco, onde formou um trio e começou trabalhar com Johnny Otis. Com 16, em 1954, foi para Los Angeles gravar "Wallflower" na banda de Otis. Até ai ela usava o nome de batismo: Jamesetta Hawkins. Logo tornou-se Etta James, o seu nome invertido.
Para acompanhá-la surgiu o grupo vocal The Peaches. Em 1955 lança "Good Rockin´Daddy" (http://youtu.be/DDwKeEzy72Q).
Cinco anos depois assinou com a Chess Records, de Chicago, e sua carreira começa decolar.
Faz dueto ao lado de seu namorado, Harvey Fuqua, e gravam a balada "All I Could Do Was Cry" (http://youtu.be/7GhDw-QWT5o), "At Last" (http://youtu.be/ADDigK8LwyE) e "Trust in Me" (http://youtu.be/5lxE1s8zpBg). Por essas três músicas, os fãs do Gospel e Blues poderiam esperar vida longa para Etta James. Outro sucesso inesquecível é "Stormy
Wheater" (http://youtu.be/KgdJjvWIlJg ), autêntico blues, que ficou famoso no Brasil quando apareceu como trilha de um comercial de cerveja no início dos anos 2000. Afinal tinha 22 anos. Mostra do seu talento cantando louvores a Deus é com "Oh Happy Day" (http://youtu.be/oma9nsPimqI).
Nessa trilha ela emendou "Something´s Got a Hold on Me", de 1962, e "In The Basement"
(http://youtu.be/HfPJUtwhgYE), uma dançante Soul Music, revelando o seu talento fora das baladas.
No início da década de 1970, o vício em heroína quase destruiu sua carreira. Visto que precisou ser internada em clínicas de desintoxicação e longo tratamento para abandonar a droga. Em 1973 recebeu indicação ao Grammy. No ano de 1977 entrou na Warner Bros Records. De cara limpa, apareceu na cerimônia de abertura das Olímpiadas de 1984, em Los Angeles.
Seus discos posteriores receberam elogios da crítica, incluindo o álbum Blue Gardenia que alcançou o topo das paradas de Jazz da Billboard. Em 1993 entrou para o Hall da fama do rock.
Há oito anos ganhou o Grammy de melhor álbum de blues contemporâneo. Em 2004 repetiu o feito com Blues To The Bone, no quesito melhor álbum tradicional de blues. Dois anos depois lançou o disco All The Way, cantando canções de Prince, Marvin Gaye e James Brown.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário