Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Se Ritchie Valens não tivesse morrido?

Se Ritchie Valens não tivesse morrido aos 17 anos, num acidente de avião, quais mudanças teriam ocorrido no rock? Na segunda metade da década de 1950 só existiam feras no mundo da música. Vejam com quem ele rivalizava: Elvis Presley, Chuck Berry (ensinou o guitarrista dos Stones, Keith Richards, a tocar), Buddy Holly (em quem os Beatles e Stones se espelharam para formar suas bandas), Little Richard, Bill Haley e seus Cometas, Fat Domino, Bobby Darin e Sam Cooke, sem citar os inúmeros grupos musicais que pegaram carona no surgimento do rock no início da década de 1950.
Em 1957 formou sua primeira banda, com dois negros, um americano descendente de mexicanos e outro de origem japonesa. Logo foi descoberto pelo produtor Bob Keane (o mesmo que apostou nos talentos de Sam Cooke e Barry White). Gravou um compacto simples (disco com apenas duas músicas) com o hit "Come on Let´s Go" (http://youtu.be/ozr-EItKGu8).
No ano seguinte, apaixonado por sua colega de escola Donna Ludwig, compõe a balada "Donna" (http://youtu.be/HMcHbh6HBDk). Ela chegou ao segundo lugar das paradas de sucesso dos Estados Unidos . Tudo isso com apenas 17 anos. De garoto pobre, morador numa favela da periferia de Los Angeles, Ritchie Valens virou pop star.
Numa viagem ao México resolveu homenagear sua raíz natal e grava em ritmo de rock, a canção folclórica "La Bamba" (http://youtu.be/74C_gVCT2wU). O hit estoura e a carreira de Valens toma ritmo alucinante. Para cumprir agenda de shows passa a viajar por todo o país. Pois precisa se apresentar em diversos locais numa mesma noite.
E o pior iria acontecer quando na noite do sábado de 3 de fevereiro de 1959, após show na cidade de Clear Lake, no Estado de Iowa, ele embarcou num pequeno avião monomotor. Debaixo de forte tempestade de neve, a aeronave explodiu numa plantação de milho, minutos após a decolagem. Com Valens morreram também o cantor Buddy Holly, o DJ Big Bopper, além do piloto. A música de Valens"We Belong Together" (http://youtu.be/AzgSFJEsg1I), com o vídeo do acidente, mostra o encontro dos restos do avião, destroçado no meio da neve. Aquele dia ficou conhecido como o "Dia em que o Rock Morreu".
Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Não entendi, esse post era pra ser um vislumbre de como a vida dele poderia ter sido, e não pra contar uma história que o mundo todo já conhece.

    ResponderExcluir