Atualmente desaparecido das paradas de sucesso, Ray Parker Jr é considerado um dos grandes guitarristas da Soul Music. Ainda no colegial, era procurado em Detroit para participar de gravações das canções compostas pelo trio Holland/Dozier/Holland da Motown Records.
Aos 18 anos, em 1972, Stevie Wonder o contratou para tocar numa turnê. Dai em diante, acompanhou feras do porte de Marvin Gaye e Four Tops. No final da década de 1960, Parker foi aluno de Barry White e já acompanhava o trio The Love Unlimited, criado por White em 1967.
Em 1977 assinou com a Arista Records e inicia carreira-solo. Cria o grupo Raydio, e em vez de gravar Soul Music opta pelo Pop. O primeiro hit nessa pegada foi "Jack and Jill" (http://youtu.be/tUpqRrKh2CE). Ficou entre os primeiros colocados nas paradas de sucesso. Depois, dois anos depois, veio "You Can´t Change That" (http://youtu.be/0AYgpqkfT14).
No início da década de 1980, emplacou "Woman Needs You Love" (http://youtu.be/NEJyEb8jkGQ). Outra música com arranjo bem leve, balançante mas sem som pesado de contrabaixo ou bateria. Uma das marcas de Ray Parker Jr no grupo Raydio.
Nessa época, ele começou a compor e produzir para diversos artistas. Passa a gravar usando seu nome, em vez de Raydio. Lança os hits " The Other Woman" (http://youtu.be/jHLf6eMTv90) e "I Still Can´t Get Over Loving You" (http://youtu.be/A-z3_hiU6yg).
Em 1984 estoura nas paradas com o tema do filme Ghostbusters Bill Murray, no Brasil ganhou o nome de Os Caça-Fantasmas (http://youtu.be/KvkKX035484). Depois do ápice, Ray Parker Jr começa cair nos anos seguintes. Troca a Arista pela MCA Records, mas seu último disco, de 1991, I Love You Like You Are, é um fracasso de crítica e vendas. Na curta carreira de cantor fracassou, porém deixou sua marca na Soul Music como um de seus maiores guitarristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário