Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

domingo, 21 de agosto de 2011

Mais de 50 anos de carreira dos Four Tops

Four Tops foi um dos maiores grupos musicais que saiu da cidade de Detroit no começo da década de 1950. O quarteto era formado por Levi Stubbs, Benson Obie, Lawrence Payton e Duke Fakir. Naquela época, Four Tops significava o som da América jovem. No início dos anos de 1960 eles entram na Motown Records. Em 1964, o trio de compositores Holland/Dozier/Holland entregam a primeira obra-prima ao conjunto. "Baby I Need Your Lovin" ( http://youtu.be/joqjBAJx4ZA).
Logo, eles subiram para o top list da Soul Music da Motown, juntamente com os Temptations. Os Four Tops tiveram de driblar a coreografia e a suavidade vocal dos Temptations. O ponto extra dos meninos de Detroit era a união e a voz inimitável de Levi Stubbs. Quando gritava as notas de letras apaixonadas, acabava criando clássicos, como "Reach Out I´ll Be There" (http://youtu.be/KnDm3qr1Knk), "I Can´t Help Myself" (http://youtu.be/s3bksUSPB4c) entre outros.
De 1964 a 1972, os Four Tops figuraram como grupo top de linha da Motown Records, por causa das inúmeras canções transformadas em sucessos que venderam milhões de discos. Quando a ABC Records criou a divisão para gravar músicas de cantores negros, eles aceitam trocar de casa. Os produtores Lambert e Potter transformaram em pérolas os hits "Ain´t No Woman (Like The One I´ve Got)" (http://youtu.be/drotqeAuVRI´), onde o vocal do conjunto faz bela introdução, com o arranjo da canção fixando apenas no contrabaixo, bateria bem leve e suaves strings. Ou seja, nada de balada barulhenta, cheias de instrumentos, que acabam poluindo sua beleza.
A dupla Lambert e Potter lapidou também "Are You Man Enough" (http://youtu.be/faaxsHyyIzY) e "One Chain (Don´t Make No Prison). Até o final da década de 1970, eles permaneceram na ABC Records. É nesse período que gravam "If I Had a Hammer" ( http://www.youtube.com/watch?v=-wD6sI29_Ck). A canção fez muito sucesso nos bailes, pois virou autêntico samba-rock nas mãos dos DJs das equipes promotoras de festas nos diversos salões existentes em São Paulo e Rio de Janeiro. A letra é uma versão em inglês do hit "Datemi Un Martello" da cantora italiana Rita Pavone.
Na década de 1980 foram para a Casablanca Records e lançaram o hit "When She Was My Girl" (http://youtu.be/Ejg-22i4VYQ). Continuaram sentindo o gosto doce do sucesso. Três anos depois, no aniversário de 25 da Motown Records, eles e os Temptations participaram de uma competição, com ambos os grupos cantando seus clássicos musicais. Dali nasceu uma turnê que durou 20 anos.
Em 1989 assinaram com a Arista Records. Porém em 1997, morre Lawrence Payton. No ano 2000, Levi Stubbs teve sérios problemas de saúde encerrando sua carreira de cantor. Em 2005 Benson Obie também falece, no seu lugar entra Lawrence Payton Son. As outras duas vagas foram preenchidas pelo ex-Temptations Theo People´s e Ronnie McNeir. Depois de 50 anos de estrada, os Four Tops prosseguem na estrada.

Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Quero contestar a parte uqe diz que If Had a Hammer é uma versão de Datemi um Martelo de Rita Pavone. Pois é ao contrario. Amusica If Had a Hammer foi composta em 1949 por Pete Seeger e Lee Hayes e se tornou uma musica folclorica norte americana e um simbolo no movimento dos direito civic afro-americanos . Os Four Tops, ao que se sabe, só cantaram essa musica uma vez em sua carreira, foi num show em Detroit em 1965. A fita desse show foi parar na Englaterra e de lá surgiu o disco que é conhecido, talvez só no Brasil. If Had A Hammer, nem faz parte da discografia oficial do Grupo.

    ResponderExcluir