Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sábado, 20 de agosto de 2011

As doces baladas da Blue Magic

Quando se fala de Soul Music romântica na primeira metade da década de 1970, a banda Blue Magic é ignorada, como se não fizesse parte dessa rica história musical norte-americana. O quinteto formado por Mills Ted, Sawyer Vernon, Sawyer Wendell, Beaton Duke e Keith Pratt Richard nasceu na Filadélfia e começou gravando na Atlantic Records em 1973.
A produção ficou a cargo do veterano guitarrista Norman Harris, durante muito tempo trabalhando nos bastidores dos manda-chuva Gamble & Huff, criadores do famoso Som da Filadélfia, que resultou no lançamento de uma série de bons artistas da Soul Music.
No início, o estilo vocal da banda Blue Magic lembrava os Stylistics, até pelo formato de letras, falsetes e arranjos de teclados, repletos de strings.
Em 1974, lançam o segundo álbum, agora pela Atco Records, mas com as mãos de Norman Harris. O hit "SideShow" (http://youtu.be/eamL5JBdcM8) chega firme às paradas. Mas a música que explodiu nos bailes, principalmente do Brasil, foi "Just Don´t Want To Be Lonely" (http://youtu.be/UeZZ4RWW7HQ). Ela serviu de prefixo do extinto programa Almoço com as Estrelas, apresentado pelo casal Ayrton e Lolita Rodrigues, aos sábados na TV Tupi. Tinha mais de 6 minutos, a balada ajudava quem precisava sair acompanhado de uma festa. O arranjo facilitava a paquera. A letra dizia tudo: era a estória de alguém que não queria ficar solitário.
Até 1977, a Blue Magic ficou famosa por cantar baladas. O grupo manteve-se nas paradas da Soul Music com o hit "Stop to Start" (http://youtu.be/JI9mGvlM0uc). No final dos anos de 1970, a velocidade do grupo baixou. Gravaram dois álbuns na década de 1980: Magic (1983) e From Out of The Blue (1989). Nos anos de 1990, Mills Ted segue carreira-solo. Ainda prosseguem na banda Sawyer Vernon e Wendell, Beaton Duke e Keith Pratt Richard. Fazem turnês, apresentam-se em programas de Soul Music nas emissoras de televisão norte-americanas e ganham a vida cantando os sucessos passados do grupo.

Posted by Picasa

Um comentário: