Postagem em destaque

Little Johnny, o talento que grandes gravadoras desprezaram

Radiografia da Noticia *   Ao longo de sua carreira, ele se apresentou e gravou com grandes nomes do jazz  *  Lytle nunca gravou com nenhuma...

sábado, 20 de agosto de 2011

As doces baladas da Blue Magic

Quando se fala de Soul Music romântica na primeira metade da década de 1970, a banda Blue Magic é ignorada, como se não fizesse parte dessa rica história musical norte-americana. O quinteto formado por Mills Ted, Sawyer Vernon, Sawyer Wendell, Beaton Duke e Keith Pratt Richard nasceu na Filadélfia e começou gravando na Atlantic Records em 1973.
A produção ficou a cargo do veterano guitarrista Norman Harris, durante muito tempo trabalhando nos bastidores dos manda-chuva Gamble & Huff, criadores do famoso Som da Filadélfia, que resultou no lançamento de uma série de bons artistas da Soul Music.
No início, o estilo vocal da banda Blue Magic lembrava os Stylistics, até pelo formato de letras, falsetes e arranjos de teclados, repletos de strings.
Em 1974, lançam o segundo álbum, agora pela Atco Records, mas com as mãos de Norman Harris. O hit "SideShow" (http://youtu.be/eamL5JBdcM8) chega firme às paradas. Mas a música que explodiu nos bailes, principalmente do Brasil, foi "Just Don´t Want To Be Lonely" (http://youtu.be/UeZZ4RWW7HQ). Ela serviu de prefixo do extinto programa Almoço com as Estrelas, apresentado pelo casal Ayrton e Lolita Rodrigues, aos sábados na TV Tupi. Tinha mais de 6 minutos, a balada ajudava quem precisava sair acompanhado de uma festa. O arranjo facilitava a paquera. A letra dizia tudo: era a estória de alguém que não queria ficar solitário.
Até 1977, a Blue Magic ficou famosa por cantar baladas. O grupo manteve-se nas paradas da Soul Music com o hit "Stop to Start" (http://youtu.be/JI9mGvlM0uc). No final dos anos de 1970, a velocidade do grupo baixou. Gravaram dois álbuns na década de 1980: Magic (1983) e From Out of The Blue (1989). Nos anos de 1990, Mills Ted segue carreira-solo. Ainda prosseguem na banda Sawyer Vernon e Wendell, Beaton Duke e Keith Pratt Richard. Fazem turnês, apresentam-se em programas de Soul Music nas emissoras de televisão norte-americanas e ganham a vida cantando os sucessos passados do grupo.

Posted by Picasa

Um comentário: