Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Billy Preston: o 5º Beatles

Desde o final da década de 1960, Billy Preston foi músico muito influente. Tocou com a maioria das estrelas do rock daquela época: Beatles (é dele o solo de órgão em Let It Be), Eric Clapton, Rolling Stones, Aretha Franklin, Jackson Five, Bob Dylan, Quincy Jones, Sly and Family Stone (inspiradores da Earth, Wind & Fire), John Lennon, George Harrison, Ringo Star entre outros. Participava tocando órgão e também no vocal. É considerado o quinto Beatles.
Começou a carreira num conjunto de música Gospel de André Crouch. Seus primeiros álbuns foram nesse estilo. Sua fama cresceu em 1969 quando tocou órgão, com pegada de gospel, no disco dos Beatles em que participou da faixa "Let it Be" (http://youtu.be/yGK7zja72Tk). No ano seguinte repetiu a dose ao lado de George Harrison no álbum All Things Must Pass. Depois em 1971 apareceu junto com outros grandes nomes do rock no Concerto para Bangladesh (http://youtu.be/QyyetXvX76Q) em Nova York.
Como poucos, Preston transitava com facilidade entre o Soul, Blues e Gospel, além de nadar de braçadas velozes no Pop. Gravou 20 álbuns solo, além de participar de 30 discos de outros grandes artistas. Seus teclados estavam em "It´s Only Rock Roll
" (http://youtu.be/1tqtzkQVIL0) dos Rolling Stones. Em 1979 ele gravou a balada "With You I´m Born Again" (http://youtu.be/JaVPxMw1S58) ao lado da voz de cristal de Syreeta Wright, hit que aliás fez grande sucesso nos bailes.
Também apareceu ao lado de Joe Cocker no hit "You Are so Beatiful" (http://youtu.be/SydDdAmTo0c). Participou do álbum Stadium Arcadium do Red Hot Chili Peppers no ano de 2006 e morreu em junho daquele mesmo ano. Mas escreveu definitivamente o seu nome na história da música.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário