Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 27 de junho de 2013

En Vogue: banda de laboratório que já vendeu mais de 20 milhões de discos

Quarteto já vendeu mais de 20 milhões de discos


 O quarteto En Vogue de R&B é criação dos produtores Denzil Foster e Thomas McElroy. A ideia surgiu em 1989. 

 Até agosto de 2008 as meninas já tinham  vendido mais de 20 milhões de álbuns e singles  em todo o mundo. 

 Nessa caminhada ganharam muitos prêmios do que qualquer outra banda feminina na história da MTV, com um total de sete VMAs, três Soul Train Awards, dois American Music Awards e sete indicações ao Grammy. 

 Na avaliação da Billboard, En Vogue é 18º conjunto musical de maior sucesso na década de 1990, permanecendo 2.800 semanas nas paradas dessa revista. 

  Inicialmente, o conjunto era formado por Cindy Herron, Maxine Jones, Dawn Robinson e Terry Ellis, quando deram os primeiros passos em Oakland, Califórnia. Foster e McElroy visualizavam um grupo de garotas modernas no estilo dos trios das décadas de 1950 e 1960. Saíram a campo para encontrar meninas de vozes fortes, inteligentes e que se vestissem bem. Começaram a testar o talento das candidatas em 1988, entre elas Herron, Jones e Robinson que chegaram às finais. Mudaram de ideia e incluíram Ellis, tornando um quarteto. 

  O nome inicial era For You, depois mudaram para Vogue, porém acrescentaram a palavra En, pois já existia outro conjunto musical com esse nome. Em 1989 começou o trabalho para lançar o primeiro álbum, Born to Sing, que chegou ao mercado no primeiro semestre de 1990. Ele ficou em 21º lugar na Billboard 200 e primeiro na lista dos discos R&B da Billboard. O primeiro single, “Hold On” chegou às rádios no fim de fevereiro daquele ano e virou hit mundial, chegando ao segundo lugar no posto dos 100 melhores singles da Billboard e número um nas listas de singles R&B e Dance Music. Depois alcançou a quinta posição no Reino Unido e tornou se febre na Europa. 

  Os próximos dois singles, “Lies” e “You Don´t Have to Worry” foram número um na lista Billboard R&B, enquanto que o quarto e último, “Don´t Go” chegou ao terceiro lugar na mesma lista. Mais tarde o álbum ganhou o Disco de Platina, prêmio de Melhor Single de R&B do Ano, um Soul Train Award de Melhor Single do Ano/Grupo/Banda/Dupla de R&B/Urbano Contemporâneo e indicado ao Grammy por Melhor Performance Vocal de R&B por um Grupo ou Dupla. Em 1990 assinaram contrato para aparecer num comercial da Coca Diet.

  O segundo disco, Funky Divas, despontou no mercado em 1992. Os dois primeiros singles, “My Lovin´(You´re Never Gonna Get It)” e “Giving Him Something He Can Feel” estiveram no Top 10 da música Pop e alcançaram o primeiro lugar nas listas de R&B. O próximo single, “Free Your Mind” também esteve no Top 10. Os dois últimos, “Give It Up Turn It Loose” e “Love Don´t Love You” marcaram presença no Top 40. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário