Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

domingo, 23 de junho de 2013

The Chantels: segundo grupo feminino de Black Music a fazer sucesso na década de 50


Com a troca de vários componentes, a banda durou até a década de 1970


  Nos agitados e pesados anos de 1950, quando a segregação racial era muito forte nos Estados Unidos, o grupo feminino The Chantels foi o segundo a ter sucesso em todo país. O primeiro lugar era das Bobbettes.

 A banda começou no início daquela década por alunos que estudavam no St. Anthony of Padua, escola do bairro barra pesada do Bronx.

 As cinco membros originais eram Arlene Smith, Sonia Goring, Rene Minus, Jackie Landry Jackson e Lois Harris. O nome é derivado da escola rival St, Frances de Chantal. 

  Oposto de outras bandas, as meninas dos Chantels tinham forte influência de música clássica e hinos latinos. A vocalista Arlene possuia formação clássica. Ou seja, sabia cantar corretamente. Elas acabaram descobertas pelo cantor Richard Barret, dos The Valentines. No Verão de 1957 assinaram contrato com a End Records. O primeiro single  foi “He´s Gone” composta por Arlene. No final daquele ano lançaram o single “Maybe”, estrondoso sucesso na Billboard Hot 100 e na parada R&B em janeiro de 1958. Venderam mais de 1 milhão de cópias e ganharam o primeiro Disco de Ouro. 

  A gravadora lançou outro álbum, We Are The Chantels, cuja capa original tinha a foto das meninas. Por causa da segregação racial, trocaram a imagem por dois adolescentes brancos. Em 1959  o dono da End Records tirou o grupo do ar. Arlene Smith embarcou em carreira solo, Lois Harris saiu para investir numa carreira universitária. 

Em 1960, Annette Smith, sem qualquer parentesco com Arlene, entrou na banda. Reduzido a quarteto, o conjunto mudou para Carlton Records. Explodiram com o hit “ Look in My Eyes”. Depois gravaram "Well I Told You", resposta à canção de Ray Charles, “Hit The Road, Jack”.

  Em 1962 saiu o álbum The Chantels On Tour, sem gravações ao vivo e apenas sete faixas foram gravadas por elas. As outras três saíram nas vozes de Gus Backus, Chris Montez e Little Anthony & The Imperials. Para ganhar dinheiro com a canção “Look in My Eyes”, a End Records lançou o disco There´s Our Song Again, junto a outro material gravado anteriormente. 

  Na década de 1960, muitas meninas passaram pela banda. Arlene Smith liderou novo grupo com o mesmo nome nos anos de 1970, contando com a participação de Carol Douglas. Já as The Chantels originais trouxeram  Noemi (Ami) Ortiz para vocalista. Pouco tempo depois o conjunto chegou ao fim. Em 1997 uma das integrantes que participou da primeira formação, Jackie Landry, morreu. Também não conseguiram entrar no Hall da Fama do Rock And Roll em 2002.



Nenhum comentário:

Postar um comentário